IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Domino's Pizza e mais 32 ações gringas estreiam na Bolsa; veja as melhores

Raphael Coraccini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/08/2021 04h00

Os investidores brasileiros ganharam mais algumas dezenas de opções para investir em ações estrangeiras. Nesta semana, foram liberadas BDRs de 33 empresas estrangeiras na Bolsa brasileira. As estreantes vão desde redes sociais como Pinterest, a empresas de games, como Roblox, passando por redes de alimentação como Domino's Pizza.

BDRs são certificados que representam as ações dessas empresas. Na prática, é como se o investidor comprasse ações dessas empresas no Brasil, mesmo que elas não tenham capital aberto na Bolsa brasileira. Dessas opções, quais são as melhores para quem quer investir? Veja o que disseram especialistas ouvidos pelo UOL.

Estreantes diversificam setores na Bolsa

A Bolsa ganha em diversidade com a inclusão dos certificados de companhias que, em muitos casos, atuam em setores onde não havia representação no mercado brasileiro.

É o caso das plataformas de intermediação de trabalho que conecta empresas a profissionais freelancers como Upwork (U2PW34) e Fiverr (F2VR34).

Segundo o analista da Toro João Vítor Freitas, as empresas estão entre os melhores BDRs estreantes.

"A área de trabalho online vem crescendo bastante e ganhou ainda mais tração com a pandemia. Como não existe opções parecidas na Bolsa brasileira, é sempre uma ideia válida avaliar essas empresas como alternativa para diversificar a carteira", afirma.

Delivery de comida é opção para investidor

Outro setor impulsionado pelas mudanças causadas pela pandemia é o de delivery de comida, que também ganhou BDR nesta semana. Chegam para fazer companhia ao iFood na Bolsa brasileira a DoorDash e a já conhecida dos brasileiros Domino's. As empresas têm certificados apontados como boas opções por Freitas.

Quem também ganhou concorrência na Bolsa com a entrada das estrangeiras é a Locaweb, de tecnologia e hospedagem de site. Squarespace e a GoDaddy são apontadas como opções válidas e, segundo Freitas, podem até ajudar a impulsionar as ações da concorrente nacional.

"A Locaweb ficava meio sozinha e o investidor não tinha muita base de comparação. É legal a chegada desses BDRs mesmo que seja para que o investidor possa comparar o desempenho dessas empresas com o da brasileira", diz.

A famosa Roblox, um fenômeno entre crianças e adolescentes, chega para criar uma opção ao investidor brasileiro no segmento de games.

"Ela teve bastante crescimento desde o IPO e tem bastante espaço para crescer dentro da Bolsa brasileira, porque aqui não existe uma alternativa a ela", avalia o analista da Toro.

Empresa de entretenimento requer cuidados

Uma opção entre os novos BDRs que inspira cautelas, segundo Freitas, é a AMC Entertainment (A2MC34), rede norte-americana de cinema que ganhou os holofotes junto com o GameStop no frenesi que dominou o mercado dos EUA no começo deste ano.

"Recomendo cuidado porque nessa onda de ações memes, como da AMC, teve bastante gente ganhando dinheiro, porém, outros que perderem bastante também porque não sabiam o que estavam fazendo", afirma.

Segundo Murilo Breder, analista do Nu Invest (ex-Easynvest), a AMC pode ser um ativo de alto retorno por conta das inovações que a empresa está implementando, em especial, na parte de pagamentos.

"O investidor precisa estar ciente das oportunidades que se abrem ao aceitar o bitcoin como forma de pagamento, mas também precisa estar ciente sobre a dependência do controle da pandemia para que esse potencial se realize", diz.

Breder destaca também o Pinterest (P2IN34), rede social de fotos, e o Vimeo (V2ME34), site de compartilhamento de vídeo, como BDRs interessantes, mas que exigem algum conhecimento do mercado por parte do investidor.

"Os que pretendem investir em Pinterest e Vimeo, precisam entender como essas companhias geram receita, mapear os potenciais competidores e tentar antecipar a evolução das redes sociais", afirma Breder.

Novos BDRs ajudam a proteger a carteira dos riscos internos

Bruno Piacentini, analista de investimentos e sócio da escola Eu Me Banco, destaca que, os novos BDRs podem ser mais que uma boa alternativa para os investidores, por representarem novos setores na Bolsa, mas uma certa proteção ao investidor brasileiro diante das intempéries locais.

"Desde junho, o Ibovespa vem apresentando desvalorização, bem diferente de índices de outros países, como os índices norte-americanos S&P500 e Dow Jones", afirma.

Piacentini também coloca entre os destaques Pinterest e Vimeo, além da empresa de domínios de sites GoDaddy (G2DD34). Segundo o analista, essas empresas têm larga margem para expansão em mercados onde o crescimento independe de ativos físicos e, por isso, podem fazer o valor das ações explodir da noite para o dia.

Por outro lado, ele alerta que a maior parte dos BDRs ainda possui baixa liquidez por conta da dificuldade de o investidor transformar o ativo em dinheiro pelo preço justo.

O investidor deve considerar, segundo Piacentini, que ele pode ter que segurar o papel por mais tempo do que está acostumado.

"Um dos pontos para o investidor se atentar é o volume diário de negociação da empresa. O investidor que alocar um capital elevado pode ter dificuldades com a liquidez do ativo, dependendo da empresa", afirma.

Veja os 33 novos BDRs para comprar na Bolsa

AMC Entertainment Holdings Inc (A2MC34)
Avalara Inc (A2VL34)
Bill.com Holdings Inc (B2HI34)
Bumble Inc (B2MB34)
Camden Property Trust (C2PT34)
Domino's Pizza Inc (D2PZ34)
DoorDash Inc (D2AS34)
Elastic NV (E2ST34)
Enterprise Products Partners LP (E2PD34)
Etsy Inc (E2TS34)
Euronet Worldwide Inc (E2EF34)
Fiverr International Ltd (F2VR34)
Franco-Nevada Corp (F2NV34)
GoDaddy Inc (G2DD34)
HubSpot Inc (H2UB34)
Palantir Technologies Inc (P2LT34)
Pinterest Inc (P2IN34)
Planet Fitness Inc (P2LN34)
Procore Technologies Inc (P2CO34)
Redfin Corporation (R2DF34)
RH (R2HH34)
Roblox Corporation (Roblox Corporation)
Squarespace Inc (S2QS34)
Store Capital Corp (S2TO34)
Tempur Sealy International Inc (T2PX34)
UiPath Inc (P2AT34)
Upwork Inc (U2PW34)
Veeva Systems Inc (V2EE34)
Vimeo Inc (V2ME34)
Wayfair Inc (W2YF34)
West Pharmaceutical Services Inc (W2ST34)
Zendesk Inc (Z2EN34)
Zillow Group Inc (Z2LL34)

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.