Juros altos nos EUA: como isso influencia seus investimentos?
Os juros altos americanos tiram dinheiro de países como o Brasil. Será que você deve investir lá também? Entenda como isso tudo funciona.
Por que os juros aumentaram nos EUA?
- A pandemia afeta a economia do mundo. A retomada da atividade causou inflação até nos países ricos.
- O aumento dos juros combate a inflação, ao tentar reduzir o consumo, diz William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue Securities.
- Em sua última reunião do ano, o Fed (BC dos EUA) subiu os juros em mais 0,5 ponto percentual. O intervalo agora é de 4,25% a 4,5% ao ano.
- Os juros só deverão cair quando a inflação recuar, mas não há previsão.
Qual o impacto na economia brasileira?
- A subida dos juros dos EUA afeta as ações negociadas na Bolsa de Valores de várias maneiras.
- Investidores de todo mundo dão preferência aos papéis do Tesouro dos EUA. Com isso, deixam de investir em mercados mais instáveis, como o Brasil.
- Com menos investimento estrangeiro, o dólar sobe. Isso encarece produtos importados, commodities e tudo o mais que for atrelado ao dólar.
Vale a pena investir nos EUA?
- Aplicar em títulos da dívida pública dos EUA é interessante, afirma Alves.
- Investir diretamente nas Bolsas norte-americanas é outra sugestão do estrategista.
- Para quem tem medo, ele diz que os EUA são um mercado mais robusto, e aplicar lá é uma forma de diversificar sua carteira de investimentos.
- Para investir, o ideal é começar com valores pequenos. Por outro lado, é importante ter paciência e não esperar por uma liquidez a curto prazo.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.