Só para assinantesAssine UOL

Metas para 2024: como quitar as dívidas e criar novos hábitos financeiros?

Mais que cantar "Adeus Ano Velho, Feliz Ano-Novo", o importante é sair de 2023 sem pendências financeiras. Dados do Mapa da Inadimplência realizado pelo Serasa sobre o mês de outubro mostram que 71,95 milhões de brasileiros estão devendo. O crescimento é de 130 mil em relação ao mês anterior.

O UOL conversou com especialistas em finanças para trazer dicas de como sair das dívidas, organizar o orçamento, começar a poupar e automatizar investimentos.

Como mudar sua vida financeira?

Saber como e onde gastar o dinheiro é o primeiro passo. Para Hugo Meza, doutor em economia e professor do MBA em controladoria e Finanças da Universidade Positivo, é importante estar atento ao como o dinheiro é gasto e fazer uma autoavaliação para sair do campo das promessas e agir.

Reconhecer seus pontos fracos em relação ao consumo é fundamental. Quanto da sua renda você consome? É preciso se reconhecer como gastador ou poupador. Uma coisa é ganhar pouco, outra é gastar mal. Muita gente ganha o suficiente para viver e diz que ganha pouco, mas, na verdade, gasta mal. Saber quem você é o primeiro ponto para executar uma criação de novos hábitos financeiros. A mudança também requer capacitação, é importante ler livros sobre educação financeiro porque conhecimentos novos são importantes, como a obra "Pai Rico e Pai Pobre", que ensina o que é gastar mal.
Hugo Meza

Qual é a pior dívida?

Se estiver endividado, é preciso identificar que tipo de juros está pagando. "A última coisa que uma pessoa pode fazer é se endividar para consumir. A pessoa pode se endividar, sim, mas quando vale a pena? Se for para comprar um celular que está acima das suas condições financeiras, é uma irracionalidade", recomenda Meza.

Há juros compostos e juros simples. O composto nada mais é que juros em cima de juros, ou seja, uma porcentagem que só vai encarecer o produto no valor final a ser pago mês a mês. Já o simples é uma porcentagem fixada, ou seja, não aumenta e nem encarece a compra conforme o tempo vai passando. "Sabemos que o brasileiro tem uma renda baixa, mas também sabemos que o brasileiro está vivendo de juros, que é uma prática que compromete o futuro, então o consumo consciente não significa ter privações, mas sim saber usar da melhor forma possível a renda que se tem."

Quando sei que a taxa de juros é aceitável? "Uma taxa de juros aceitável é a de 2% ao mês. Evitar cheques especiais porque os juros vão acima de 10% ao mês, assim como pagar o rotativo (mínimo da fatura) do cartão de crédito", Meza.

Comece montando um orçamento

O orçamento é a chave essencial para caminhar para uma vida financeira bem-sucedida. Para riscar este plano é preciso registrar todas as despesas e entradas pessoais ou familiar para rastrear gastos e redirecionar esses recursos para metas financeiras mais importantes.

Continua após a publicidade

Há vários métodos para dividir seu dinheiro de forma eficiente. Por exemplo, a técnica 50-35-15, que faz a divisão da renda mensal (seja ela fixa ou variável) em atividades essenciais, prioridades financeiras e estilo de vida. A maior parcela, os 50% devem ser para despesas essenciais, seguida de 15% para prioridades financeiras e, por fim, 35% para estilo de vida, como lazer e compras.

A dica de ouro é sempre dividir por grupos os custos fixos por mês. São eles: alimentação, saúde, lazer, contas de consumo, educação, transporte. É possível montar um orçamento para visualizar os gastos tanto à mão quanto em ferramentas digitais como Excel e aplicativos gratuitos de gestão de finanças pessoais como o Mobills e Minhas Economias.

Dê tchau para as dívidas de 2023

O ideal é enfrentar as dívidas. "Comece fazendo um levantamento de todas as obrigações financeiras, desde cartões de crédito até empréstimos estudantis e hipotecas. Uma vez que se tem uma visão completa das dívidas, é hora de elaborar um plano estratégico para quitá-las", aconselha Wanessa Guimarães, sócia da HCI Invest e planejadora financeira CFP pela Planejar.

Veja se é possível consolidar as dívidas. Veja se é possível juntar tudo em um único empréstimo com uma taxa de juros menor.

Negocie as taxas de juros diretamente com os credores. Muitas vezes eles estão dispostos a fazer concessões para manter bons pagadores. Também podem renegociar uma dívida para um prazo mais longo ou por desconto.

Continua após a publicidade

Use qualquer renda extra que receber, como um bônus no trabalho ou uma renda adicional, para o pagamento das dívidas. Isso pode acelerar significativamente o processo.

Como poupar?

Economizar dinheiro é fundamental para construir uma base financeira sólida. É importante definir metas de poupança realistas com prazos definidos.

Automatizar os investimentos é o caminho para aumentar o patrimônio no futuro. "Uma abordagem eficaz é automatizar as contribuições para o investimento assim que receber a renda. As economias devem ser tratadas como uma despesa obrigatória. Isso cria um hábito de poupança consistente que pode fazer uma grande diferença ao longo do tempo", explica Wanessa. "Estabelecer contribuições regulares para uma conta de aposentadoria, fundos de investimento ou outras opções de investimento que estejam alinhadas com os objetivos financeiros", ressalta.

Vale destacar que ainda é possível conquistar a estabilidade financeira com o comprometimento certo neste último mês de 2023. Sair das dívidas, elaborar um orçamento, começar a poupar e automatizar investimentos são passos cruciais nessa jornada de uma nova rota para 2024, já que a entrada de ano é uma oportunidade para um novo começo financeiro e para construir um futuro financeiro mais seguro e próspero.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes