Bolsas

Câmbio

FMI adverte que recuperação global ainda é lenta e frágil

  • Reprodução/Forbes

Frankfurt am Main, 5 Abr 2016 (AFP) - A recuperação global da economia ainda é muito lenta e frágil diante dos riscos de desaceleração na China e do frágil crescimento nos países em desenvolvimento, afirmou a diretora gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde.

"A boa notícia é que a recuperação continua, temos crescimento, não estamos em crise", disse Lagarde em um discurso em Frankfurt.

"As notícias não tão boas são que a recuperação continua sendo muito lenta e muito frágil e que estão aumentando os riscos de que ela não dure", advertiu.

Desaceleração da China e commodities

Na próxima semana, o FMI e o Banco Mundial publicarão as previsões atualizadas de crescimento mundial. O Fundo já indicou que deve reduzir a previsão atual de 3,4%.

"Perdemos o ímpeto no crescimento", disse Lagarde.

"No conjunto, a perspectiva global continuou perdendo força nos últimos seis meses, agravada pela relativa desaceleração da China, os preços menores das matérias-primas e a perspectiva de tensões financeiras em muitos países", completou.

"Os mercados emergentes haviam estimulado em grande medida a recuperação e as expectativas eram que as economias avançadas assumiriam o espaço do crescimento, mas isto não aconteceu", disse Lagarde.

Ela também afirmou que há outros riscos a nível global, como a possibilidade de atentados, epidemias e os conflitos que levam milhares de pessoas a abandonar seus países.

Recessão no Brasil vai puxar para baixo crescimento mundial, diz FMI

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos