Bolsas

Câmbio

FMI mantém estável em 3,1% expectativa de crescimento mundial em 2016

Washington, 4 Out 2016 (AFP) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve nesta terça-feira sem mudanças sua previsão de crescimento global neste ano, em 3,1%, afetado pelas economias avançadas, com um alerta sobre um fortalecimento do protecionismo no comércio mundial.

A perspectiva de crescimento de 3,1% neste ano é a mesma que o FMI havia previsto em julho.

Maurice Obstfeld, economista-chefe do FMI, disse ao apresentar nesta terça-feira o Panorama Econômico Mundial que é verificada "uma desaceleração no grupo das economias avançadas em 2016 e uma compensação nas economias emergentes e em desenvolvimento".

Assim, o Fundo apontou sua expectativa de um crescimento de 1,6% das economias avançadas neste ano, com uma revisão em baixa de -0,2% em relação ao Panorama que havia sido divulgado em julho.

Em contrapartida, o conjunto dos mercados emergentes e em desenvolvimento terão neste ano um crescimento de 4,2%, com uma leve revisão em alta de 0,1% sobre a previsão de julho.

Neste conjunto de economias avançadas, o FMI não conseguiu esconder sua frustração com o desempenho dos Estados Unidos, cujo crescimento foi classificado por Obstfeld como "decepcionante".

"A economia dos Estados Unidos perdeu impulso nos últimos trimestres, e a expectativa de uma recuperação no segundo trimestre de 2016 não se concretizou", afirmou o FMI em seu Panorama Econômico.

Ao mesmo tempo, o FMI disse que a região da América Latina e do Caribe deve encerrar este ano com um retrocesso de 0,6%, uma revisão em baixa de 0,2% sobre julho.

Já o Brasil, segundo o FMI, "permanece em recessão", mas a atividade parece estar próxima de seu nível inferior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos