ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Europa abre investigação de subsídios para biodiesel da Argentina

31/01/2018 19h13

Bruxelas, 31 Jan 2018 (AFP) - A Comissão Europeia decidiu abrir uma investigação sobre as importações de biodiesel da Argentina para determinar se ele é subsidiado, um novo desafio para sua importante indústria de exportação.

A investigação procura determinar se o biodiesel argentino está sendo subsidiado e se as importações dele causaram, ou ameaçam causar, um prejuízo para a indústria europeia, aponta a decisão do Executivo comunitário publicada no Diário Oficial da União Europeia.

O procedimento foi aberto após uma queixa apresentada em 18 de dezembro de 2017 pelo Conselho Europeu do Biodiesel (EBB), que, segundo Bruxelas, "tem provas suficientes de que os produtores" argentinos "se beneficiaram de vários subsídios concedidos pelo governo".

A indústria europeia lança, assim, uma nova ofensiva contra o biodiesel argentino, meses após o bloco ter reduzido os direitos antidumping impostos em 2013, após uma decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 2016.

Os direitos revisados são "claramente insuficientes frente às importações maciças de biodiesel argentino negociado de forma injusta, que já causou sérios danos à indústria da UE", afirmou o EBB em um comunicado, justificando seu pedido.

burs-tjc/mb/ll/cc

Mais Economia