IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Venezuela envia ajuda humanitária para Cuba

08/02/2019 18h42

Havana, 8 Fev 2019 (AFP) - Um barco militar venezuelano chegou na manhã desta sexta-feira a Havana para entregar 100 toneladas de ajuda humanitária a Cuba, recentemente atingida por um tornado, enquanto o governo do socialista Nicolás Maduro enfrenta uma grave crise e rejeita o apoio enviado por outras nações para resolvê-la.

"O T-91 'Les Moines' das Forças Armadas Bolivarianas chegou ao porto de Havana com ajuda para as pessoas afetadas por um forte tornado", escreveu a Embaixada da Venezuela em Cuba no Twitter, divulgando uma foto do barco.

Em outro tuíte, a embaixada mostra as bandeiras dos países içadas na proa do barco militar, bem como o vice-ministro de Comécio Exterior de Cuba, Antonio Carricar, que foi receber os suprimentos.

"O vice-ministro (de Cuba) agradece ao povo e ao governo da Venezuela pela ajuda que beneficiará os afetados pelo tornado e também expressa a solidariedade de Cuba com a Venezuela", afirma o tuíte.

Cuba, atingida por um forte tornado que deixou seis mortos e cerca de 200 feridos, é o aliado mais próximo da Venezuela. Seu apoio ao governo de Nicolás Maduro está na mira dos Estados Unidos, que prometeu "libertar a Venezuela de Cuba".

O envio deste barco ocorre em um contexto em que a Venezuela enfrenta uma crise política, econômica e humanitária. Os primeiros caminhões de ajuda humanitária americana destinados ao país chegaram nesta quinta à fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, à espera de uma autorização para entrar.

Mas Maduro, que teme uma intervenção militar norte-americana, rejeitou a ajuda.

"A Venezuela não vai permitir o show da ajuda humanitária falsa, porque nós não somos mendigos de ninguém", afirmou o mandatário em coletiva.

Facebook