IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsas asiáticas desabam por coronavírus e queda do petróleo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Em Tóquio

09/03/2020 05h56

As principais Bolsas da Ásia registraram grandes perdas hoje, arrastadas pela propagação da epidemia mundial de coronavírus e pela queda dos preços do petróleo.

A Bolsa de Tóquio foi especialmente afetada, com a disparada da cotação do iene, considerado um valor refúgio, na comparação com o dólar.

O índice Nikkei registrou queda de 5,07%, a 19.698,76 pontos, algo que não acontecia desde fevereiro de 2018, no início da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Os mercados chineses também operavam em forte queda. O índice Hang Seng de Hong Kong recuou quase 3,7%. A Bolsa de Shenzhen retrocedia 2,86% e a de Xangai mais de 3%.

Os preços do petróleo desabaram nesta segunda-feira ao pior nível desde a primeira guerra do Golfo em 1991. Às 7h GMT (4h de Brasília), o barril de WTI caía 27,83% a US$ 29,78, e o barril de Brent do Mar do Norte recuava 26,02%, a US$ 33,49.

A queda nas cotações foi provocada pela decisão da Arábia Saudita de reduzir de forma drástica os preços do petróleo após o fracasso das negociações da semana passada entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Rússia.

A Rússia, principal aliada da OPEP, não aceitou reduzir sua produção para manter os preços em alta.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas