IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Irlanda poderia aceitar imposto corporativo global, destaca imprensa

06/10/2021 17h59

Dublin, 6 Out 2021 (AFP) - A Irlanda dá sinais de que poderia concordar com um imposto corporativo global de 15%, publicaram vários jornais nesta quarta-feira.

O premier irlandês, Micheal Martin, disse ao "Irish Times" que houve "avanços importantes" nas discussões com a OCDE para se chegar a um projeto de acordo antes da reunião de cúpula desta sexta-feira. O jornal e a rede pública RTE indicam que o acordo diria respeito à retirada da menção de uma taxa de imposto mínimo de "pelo menos" 15%, que se converteria em uma alíquota definitiva de 15%.

Há "sinais crescentes de que o governo irá aderir a um acordo (mediado pela OCDE) sobre um imposto corporativo global mínimo de 15%", indicou o Irish Times. O chanceler Simon Coveney, disse à RTE nesta quarta-feira que tem "grande esperança" de que a Irlanda se some ao acordo, acrescentando que o país "não quer ficar isolado nesse tema".

Os países do G7 negociam há meses com a Irlanda, um dos países europeus onde a alíquota do imposto corporativo é mais baixa, de 12,5%.

jts-alb/pn/ngu/eg/eb/lb