Bolsas

Câmbio

Francês lança kit para montar 'iPhone dos carros' em Las Vegas

Marie Mawad

(Bloomberg) -- A General Motors Co. e a Mercedes-Benz AG dizem que a próxima geração de carros será autônoma e supeconectada. Um empreendedor francês aposta que, além disso, eles virão em kits.

As fabricantes de carros estão desembarcando no maior evento de tecnologia do mundo nesta semana, em Las Vegas, e Marc Chevreau diz que para impulsionar uma inovação real elas precisam se livrar das linhas de montagem caras. Na feira, ele lançará veículos totalmente elétricos que podem ser montados fora das fábricas por qualquer pessoa com uma caixa de ferramentas, com a possibilidade de adicionar tecnologias de terceiros como, por exemplo, assistência de condução. O carro de dois assentos de Chevreau, aproximadamente do tamanho de um Mercedes Smart, será vendido no varejo por cerca de US$ 20.000, incluindo bateria.

"Linhas de montagem significam investimentos pesados -- que impedem as fabricantes de repensarem seus veículos e chegarem a inovações realmente importantes", disse Chevreau em Paris antes da Consumer Electronics Show. "Queremos criar o iPhone dos carros e rodeá-lo com um ecossistema de recursos tecnológicos adicionais inovadores que os consumidores possam personalizar".

Os veículos em forma de cubo produzidos pela startup de Chevreau, a France Craft, são transportados em um kit e têm autorização de segurança para saírem à rua na Europa desde que sejam montados por um mecânico profissional. O empreendedor, que estudou física nuclear e passou para o ramo de carros para reestruturar a empresa de conserto de carrocerias de sua família, busca captar até 20 milhões de euros (US$ 21,5 milhões) para recrutar sócios tecnológicos e mecânicos locais e construir uma plataforma on-line de vendas.

Fase de 'garimpo'

Chevreau diz que 80 de seus veículos movidos a bateria já estão trafegando pela França -- cada um deles pode rodar cerca de 200 quilômetros antes de precisar ser conectado a uma tomada elétrica para recarregar. Isso o encorajou a levar sua mostra a Las Vegas.

Os automóveis serão o grande tema do evento deste ano em Las Vegas, que começa neste 6 de janeiro e deverá atrair mais de 170.000 pessoas. Entre os produtos que serão exibidos no CES estarão o Chevrolet Bolt, um carro totalmente elétrico da GM. Os consumidores também terão uma ideia dos esforços de tecnologia para veículos autônomos de empresas como a Google Inc. e a fabricante de chips Nvidia Corp.

Embora o mercado para a próxima geração de carros elétricos e inovadores esteja atraindo novos players todos os dias, esses produtos ainda estão em um estágio inicial, disse Jürgen Pieper, analista da Bankhaus Metzler em Frankfurt. Isso significa que a corrida está aberta e que até mesmo enfrentando fabricantes consolidadas de equipamentos para carros uma empresa menor poderia chegar ao topo, disse ele.

"Os próximos cinco anos poderão ser caracterizados como uma fase de garimpo, na qual está tudo aberto", disse Pieper. "As fabricantes de equipamentos consolidadas não têm vantagens técnicas, porque focam mais de 90 por cento de seus recursos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias tradicionais".

Esse é exatamente o tipo de oportunidade que empreendedores como Chevreau estão começando a aproveitar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos