IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Primeiros episódios de TV do Facebook saem em agosto: Fontes

Lucas Shaw e Sarah Frier

26/07/2017 11h05

(Bloomberg) -- A versão televisiva do Facebook começa a funcionar em meados de agosto após queimar a largada diversas vezes, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

A empresa pediu que seus parceiros produzissem os primeiros episódios de seus principais programas, disseram as pessoas. Alguns já terminaram esses programas curtos e de baixo custo. O Facebook também está financiando programas de ponta com estilo televisivo que serão lançados posteriormente no site, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque os planos não são públicos.

O Facebook originalmente esperava que o projeto estivesse pronto há cerca de um mês, mas demorou mais do que o esperado e ainda podem ocorrer novos atrasos, disseram as pessoas. A empresa está financiando uma série de programas originais que deverão ser exibidos fora do feed de notícias de um usuário, em uma nova seção de vídeos pensada para entregar à empresa uma fatia maior do mercado de publicidades televisivas, de US$ 70 bilhões.

A nova seção de vídeo oferecerá aos mais de 2 bilhões de usuários da rede social uma mistura de conteúdo roteirizado e gerado por usuários. O Facebook pretende fazer algo de maior qualidade que o YouTube, da Google, mas não competirá com produtoras de vídeos como Netflix, HBO e Showtime.

Uma porta-voz do Facebook preferiu não comentar.

O Facebook encomendou séries de vídeo baratas e curtas de alguns parceiros de mídia e também está financiando a criação de séries de ponta com tempos de exibição semelhantes aos dos programas da televisão a cabo. A empresa contratou ex-executivos de TV e mídia para supervisionarem sua incursão no ramo de vídeos originais e continua expandindo essa equipe. Ao financiar o primeiro conjunto de programas, o Facebook pode oferecer um bom campo de testes para o conteúdo. A empresa não tem planos de financiar programas a longo prazo.