PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Membros do BCE debatem criação de moeda digital: Fontes

Jana Randow, Paul Gordon e Carolynn Look

11/12/2019 10h10

(Bloomberg) -- Representantes do Banco Central Europeu reunidos em Frankfurt esta semana discutem uma proposta para lançar sua própria moeda digital, segundo autoridades da zona do euro a par do assunto.

Os membros do Conselho do BCE devem conversar informalmente sobre o assunto em jantar nesta quarta-feira, um dia antes da reunião de política monetária sob o comando da nova presidente Christine Lagarde, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas. Um porta-voz do BCE não quis comentar.

Embora não exista expectativa de uma resolução iminente, o simbolismo do debate na véspera da primeira decisão de juros liderada por Lagarde mostra até que ponto a presidente do BCE está disposta a modernizar a instituição ao aceitar desafios da atualidade, como no caso das mudanças climáticas. É outro sinal de que sua próxima revisão estratégica poderia promover uma transformação radical da instituição fundada há duas décadas.

Lagarde há muito tempo argumenta que os bancos centrais deveriam considerar a ideia de emitir sua própria moeda digital. Quando diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, ela disse que poderia apoiar objetivos públicos como inclusão financeira, proteção ao consumidor e privacidade de pagamentos.

A ideia ganhou força nos últimos anos, impulsionada em parte pela expansão de criptomoedas como o Bitcoin. Os planos do Facebook este ano para criar uma moeda digital global provocaram uma reação dos governos, mas também alimentaram o debate de que as autoridades correm o risco de ficar para trás, já que mais consumidores se voltam para iniciativas do setor privado que desviam do sistema bancário tradicional.

Prontidão do varejo

O BCE disse na semana passada que desenvolverá sua própria moeda digital se o setor privado não puder tornar os pagamentos transfronteiriços mais rápidos e mais baratos, argumentando que a inovação tecnológica tem transformado rapidamente a forma como os pagamentos de varejo são feitos. Em documento preparado para o Parlamento Europeu, o banco central disse que está analisando a situação e estará pronto para responder, se necessário.

O Banco Popular da China já desenvolve uma moeda digital, e o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), um centro de cooperação monetária, publicou uma pesquisa este ano mostrando que a maioria dos bancos centrais avalia as implicações de criar uma moeda digital. O presidente do BIS, Agustín Carstens, disse na semana passada que as instituições "têm a responsabilidade de estar na vanguarda do debate".

Ainda assim, também há muito ceticismo. O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse na semana passada que ele e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, acreditam que não há necessidade de criar uma moeda digital do Fed pelos próximos cinco anos. Powell havia afirmado anteriormente a um parlamentar que o Fed estava estudando os custos e benefícios de tal medida.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Jana Randow em Frankfurt, jrandow@bloomberg.net;Paul Gordon Frankfurt, pgordon6@bloomberg.net;Carolynn Look Frankfurt, clook4@bloomberg.net