Número de estrangeiros que visita Istambul cai pela primeira vez em 16 anos

Istambul, 7 jan (EFE).- O número de turistas estrangeiros que visitou Istambul em 2016 caiu pela primeira vez em termos anuais desde 2000, ao diminuir 26%, até 9,2 milhões de pessoas, informou neste sábado o jornal "Hürriyet".

A maior queda aconteceu no último mês de junho, quando o número de visitantes caiu 35% em comparação com o mesmo mês de 2015, afirma o jornal citando dados oficiais.

A Turquia sofreu em 2016 uma onda de atentados que deixaram 300 mortos, e alguns dos mais sangrentos ocorreram em Istambul, como o ataque contra o aeroporto internacional Atatürk em junho que causou 44 mortes.

Esse atentado foi atribuído ao grupo terrorista Estado Islâmico, que se responsabilizou também pelo ataque contra a boate Reina, também em Istambul, que terminou com 39 mortos em uma festa de Ano Novo há uma semana.

A maioria dos estrangeiros que visitou a cidade chegou da Europa (3,9 milhões) e do Oriente Médio (2,3 milhões).

Por nacionalidades, os visitantes mais numerosos são os alemães, 10,9% do total, seguidos pelos iranianos (7%), os sauditas (5,2%), britânicos e franceses (ambos com 4%), americanos (3,5%) e russos (3,2%).

A maior redução de viajantes estrangeiros por nacionalidades foi liderada pelos Estados Unidos, com um descenso de 43,2%, seguido do Iraque, com 43,1 , e da Rússia, com 39,2%.

Istambul é o destino mais visitado da Turquia, cuja indústria turística representa cerca de 4,5 % do Produto Interno Bruto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos