Bolsas

Câmbio

Bogotá e São Paulo lideram ranking de pior trânsito da América Latina

Bogotá, 21 fev (EFE).- Bogotá, São Paulo, Caracas e Cidade do México são as cidades com maior congestão veicular da América Latina e estão entre as 15 com mais trânsito do mundo, segundo um ranking global no qual aparecem várias cidades dos Estados Unidos.

A lista mundial é liderada por Los Angeles, onde, em média, cada motorista gastou 104 horas dentro de engarrafamentos nos "horários de pico" em 2016.

Em seguida, aparecem Moscou (91 horas), Nova York (89 horas), San Francisco (83 horas) e Bogotá (80 horas), de acordo com o relatório publicado pela empresa de análise de transporte INRIX.

Segundo o relatório, que analisa o impacto do trânsito e o tempo empregado nos deslocamentos em 1.064 cidades de 38 países, 11 das 25 cidades da lista são dos Estados Unidos, o que os transformam na nação desenvolvida com mais engarrafamentos.

Entre as cidades latino-americanas, Bogotá tem a pior mobilidade e é seguida por São Paulo, sexta colocada mundialmente nesse ranking, com 77 horas gastas ao ano por motorista em engarrafamentos - Caracas, por sua vez, aparece no 13º lugar (62 horas); e Cidade do México, no 14º (61 horas).

O relatório detalha que, no caso da capital colombiana, uma pessoa gastou 31,8% de seu tempo total de condução em engarrafamentos; em São Paulo esse porcentagem chegou a 20,8%.

Por países, dos 38 analisados, a Tailândia lidera com a média mais alta de horas gastas em engarrafamentos (61 horas), superando Colômbia e Indonésia, ambos com 47 horas; e Rússia e Estados Unidos (42 horas cada um) - o Brasil aparece em 8º, com 37 horas.

"O crescimento econômico e da população e a contínua urbanização são as causas do aumento da congestão", afirma a INRIX no relatório, no qual sugere a ampliação destes estudos para que, no momento de desenvolver as infraestruturas, se melhore também a mobilidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos