Bolsas

Câmbio

Ibovespa interrompe operações devido à forte queda causada por crise política

São Paulo, 18 mai (EFE).- O índice Ibovespa da Bolsa de Valores de São Paulo teve nesta quinta-feira suas operações interrompidas através do mecanismo conhecido como 'circuit breaker', depois de cair mais de 10% em suas primeiras transações, aos 60.470 pontos.

O mecanismo suspende durante meia hora as operações quando o Ibovespa supera esse limite de queda de 10% e nesta quinta-feira foi acionado depois que muitos valores, como os títulos da Petrobras e do Banco do Brasil, caíram quase 20%.

As turbulências respondem ao escândalo provocado por uma suposta gravação que confirmaria a participação do presidente Michel Temer em só operação para comprar o silêncio de um antigo aliado, hoje em prisão por corrupção.

O mecanismo não era acionado desde outubro de 2008, quando no meio da grave crise internacional que sacudiu os mercados de ações o Ibovespa caiu mais de 10%.

As operações desta quinta-feira no mercado à vista do Ibovespa já começaram atrasadas em alguns minutos depois que as ações da Petrobras perderam no mercado futuro mais de 18%.

A maioria das 59 ações que compõem o índice começou o dia em campo negativo e rapidamente baixaram para o limite máximo de queda.

O mercado está temeroso das consequências do terremoto "que sacudiu o Governo de Temer e que as reformas de sua gestão que avançam no Congresso possam parar após essa crise política".

O Ibovespa, que na quarta-feira fechou aos 67.540 pontos, com baixa de 1,67% - interrompendo seis sessões seguidas em alta -, chegou hoje a cair 10,46%, para 60.470 pontos.

O mercado de câmbio também sentiu o golpe, e o dólar abriu em alta de 6,89%, cotado a R$ 3,315.

Após meia hora de interrupção, o Ibovespa reabriu e às 11h40 apresentava baixa de 8,11%, aos 62.075,70 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos