Óvnis são avistados por 6 aviões comerciais no norte do Chile
Os pilotos de pelo menos seis aviões comerciais - cinco da Latam Chile e um da Copa Airlines - informaram ter notado no céu do norte chileno diversos objetos voadores não identificados, dados que foram reportados e documentados pelo Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (Cefaa).
Um áudio disponibilizado no Youtube e divulgado pelo jornal "La Estrella" narra a reação de alguns pilotos que sobrevoavam a cidade de Antofagasta no dia 7 de maio, 1.364 quilômetros ao norte de Santiago.
Leia também:
- Nova aérea “econômica” começa a operar no Brasil, ligando Fortaleza e Paris
- Qual o avião comercial mais rápido do mundo? Dica: não é o Concorde
- Que avião pousa antes: o do presidente ou um com órgão para transplante?
Um piloto do voo COPA 174, começa a narrar com ênfase "que na altura do posto Livor (um posto de controle situado no céu, a 380 quilômetros do litoral de Antofagasta) aparecem três luzes".
"Não temos reportado trânsito e não sabemos o que é", alertou, pouco antes de avisar: "Neste momento, uma luz desapareceu".
Quase ao mesmo tempo, a voz de um piloto do Latam 639 entra em contato com a torre de controle. "Posição, para baixo. Aparentemente, sobre o mar", disse, tentando identificar o está vendo.
O piloto do Latam 2473 responde que há uma luz. Enquanto isso, outra voz do Latam 79 antecipa que também observa a luz brilhante: "No nível do mar, uma luz muito pequena aparece e desaparece", acrescentou enfaticamente.
O piloto da Copa volta a ser ouvido no áudio para comentar que consegue ver três luzes à esquerda de sua posição.
"As luzes estão se movimentando e aumentam de intensidade e diminuem, também. Vamos virar à direita porque parece que estão se aproximando", avisou.
Um piloto de outro Latam, o 501, confirmou que observou a luz. O piloto da Copa afirmou: "Que fenômeno mais estranho. Agora, temos três luzes em forma de triângulo". O Latam 577 situou as luzes a 60 milhas náuticas (111 quilômetros) de Livor.
Ao todo, seis aeronaves notaram a estranha movimentação de luzes. Até o momento, o Cefaa da Direção Geral e Aviação Civil (DGAC), que há 20 anos foi o primeiro órgão oficial a reconhecer a detecção em seus radares de um "estranho intruso no espaço aéreo", sem que pudesse identificá-lo, não entregou um relatório. O Grupo de Pesquisa Ovniológica do Chile (AION) também não se manifestou.
Com 600 relatos ao longo dos últimos 65 anos, o Chile é considerado o quinto país do mundo com o maior número de avistamentos de óvnis, depois de Estados Unidos, Peru, Brasil e Rússia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.