IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China confirma suspensão de tarifas a veículos americanos

Donald Trump e Xi Jinping durante encontro em Pequim, China, em novembro de 2017 - Andrew Harnik/AP
Donald Trump e Xi Jinping durante encontro em Pequim, China, em novembro de 2017 Imagem: Andrew Harnik/AP

Em Xangai (China)

15/12/2018 02h08

A China confirmou a suspensão de tarifas aos automóveis e peças de substituição fabricados nos Estados Unidos a partir de 1º de janeiro, uma medida que faz parte do acordo de trégua à guerra comercial fechado há poucos dias pelos presidentes Donald Trump e Xi Jinping.

A imprensa local replicou neste sábado (15) o anúncio feito na sexta-feira à noite pelo Ministério de Finanças do país com o qual os impostos que a China impõe aos veículos dos EUA cairão temporariamente para 15%, dos atuais 40%.

"A imposição de tarifas aos automóveis e partes originais dos Estados Unidos é um movimento forçoso contra o protecionismo comercial americano, por isso que a suspensão das tarifas é uma medida concreta para implementar o consenso dos dois chefes de estado", escreveu o ministério.

Em julho, a China reduziu as tarifas aos veículos importados para 15% de 25%, mas mais tarde elevou a taxa para 40% em represália às tarifas punitivas de Washington sobre produtos chineses.

O governo vai suspender assim durante três meses a imposição de tarifas que afetarão 211 linhas de produtos como veículos híbridos de passageiros, caminhões com motor diesel, chassis e cintos de segurança dos assentos, entre outros.

"Esperamos que as duas partes, de acordo com o consenso dos dois chefes de Estado, se baseiem na premissa do respeito mútuo, da igualdade mútua e da fidelidade, das palavras e dos fatos, e intensifiquem as consultas para eliminar todos os aumentos de tarifas e desenvolverem ativamente uma situação equilibrada, inclusiva e benéfica para todos", acrescentou o ministério.

Será que a China é mesmo um país comunista?

UOL Notícias