Kaplan, do Fed, prevê mais duas altas de juros em 2017
Em entrevista à CNBC, no entanto, o dirigente, que tem poder de voto este ano, se mostrou cético quanto à recuperação da economia, notando que ela deve continuar a crescer 2% ao ano, e não 3% como a equipe econômica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem prevendo.
"A questão é que o crescimento da força de trabalho está bastante frágil. Meu entendimento é de que a expansão econômica permanecerá morosa pelos próximos dez anos, uma vez que a população está envelhecendo."
Apesar disso, Kaplan se manteve firme na visão de mais dois apertos monetários este ano, seguidos do início da redução do portfólio do Fed, cujo tamanho atual é de cerca de US$ 4,5 trilhões em ativos. O dirigente entende que esse volume possa ser reduzido para US$ 2 trilhões.
O dirigente também comentou sobre as promessas da Casa Branca para aquecer a economia, alertando que algumas podem ter efeito positivo, enquanto outras, como restrições à imigração, apenas teriam efeito negativo de curto prazo.
"Se for reforma tributária, acho que pode ser benéfico. Se forem cortes de impostos financiados por déficit mais alto, minha preocupação de que o impulso de curto prazo no Produto Interno Bruto (PIB) não se mostre sustentável", afirmou ao canal de televisão norte-americano. (Marcelo Osakabe)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.