PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Economia tem como prioridade base de agenda de crescimento verde, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, alegou que a pauta ambiental é prioritária para o governo federal - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
O ministro da Economia, Paulo Guedes, alegou que a pauta ambiental é prioritária para o governo federal Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Eduardo Rodrigues

Brasília

18/03/2021 13h16

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou nesta quinta-feira, 18, que a agenda de desenvolvimento da Amazônia é prioridade para o Brasil e reforçou que, para além das reformas estruturais, a equipe econômica se esforça por uma agenda de crescimento verde para o País.

"É preciso pensar a Amazônia como um lugar de oportunidades de desenvolvimento e não como uma abstração. A floresta é um patrimônio que deve ser cuidado para gerações futuras", afirmou, na 61ª Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o ministério, a participação do ministro foi gravada na última terça-feira, 16. No painel "Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica", Guedes destacou que o BID e os demais países da região acolheram a proposta brasileira para a criação de um fundo com recursos para iniciativas sustentáveis na região.

Para o ministro, a exploração insustentável da Floresta Amazônica é sintoma do sistema de baixa produtividade da economia brasileira. Por isso,ele avaliou que o desenvolvimento sustentável da região passa por medidas de incremento da produtividade, pela melhoria da infraestrutura e pela desburocratização dos negócios.

Com o objetivo de atrair investimentos privados para a Amazônia, Guedes citou os seis projetos do governo para a concessão de florestas na região, além de dois parques nacionais.

O ministro também citou iniciativas de regulação fundiária no Norte do País e política nacional de pagamento por serviços ambientais.

"A produção de madeira e o turismo geram renda e ajudam no combate ao desmatamento ilegal. Queremos extirpar a mineração e o desflorestamento ilegais. Precisamos ampliar oportunidades da bioeconomia, desenvolvendo cadeias produtivas de alto valor agregado", acrescentou Guedes. "Estamos prontos para trabalhar em favor do progresso das comunidades da Amazônia", concluiu.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.