PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Lagarde: atividade da zona do euro deverá ter firme recuperação no 2º semestre

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu  - Getty Images
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu Imagem: Getty Images

Sergio Caldas

Em São Paulo

18/03/2021 07h23

A presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, disse hoje que a expectativa é que a atividade econômica da zona do euro tenha uma firme recuperação no segundo semestre de 2021, diante das atuais campanhas de vacinação contra a covid-19 e com a gradual retirada de medidas de bloqueio motivadas pela doença.

Em discurso introdutório para a reunião do Comitê para Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu, Lagarde disse que os riscos para a perspectiva de crescimento do bloco no médio prazo ficaram mais equilibrados, mas ressaltou que os riscos de curto prazo ainda são negativos.

Lagarde também reiterou que o BCE implementará compras de ativos por meio do programa emergencial conhecido como PEPP "de forma flexível e de acordo com as condições de mercado". Na semana passada, o BCE anunciou que irá acelerar essas compras nos próximos meses.

Se for possível garantir condições financeiras favoráveis, o BCE poderá não utilizar o PEPP - que pode chegar a 1,85 trilhão de euros - em sua integridade, afirmou Lagarde.

A presidente do Banco Central Europeu disse ainda que a entidade continuará monitorando os desdobramentos no mercado de câmbio e suas possíveis implicações para a perspectiva de inflação no médio prazo.

Sobre a recente tendência de alta nos juros de bônus de governos, Lagarde disse que aumentos consideráveis e persistentes "podem se tornar inconsistentes com o combate ao impacto para baixo da pandemia na trajetória projetada da inflação". Segundo Lagarde, o BCE vem respondendo a aumentos de juros que estão se antecipando à recuperação econômica, mas não está focado em pequenos surtos de inflação.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.