IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da Rússia sobe juros de 9,5% para 20% e adota controles de capital

Gabriel Bueno da Costa

São Paulo

28/02/2022 07h41Atualizada em 28/02/2022 08h20

O Banco Central da Rússia decidiu nesta segunda-feira, 28, elevar sua taxa básica de juros de 9,5% a 20%. A instituição diz que as condições externas para a economia russa "mudaram drasticamente", no momento em que o país lança uma guerra contra a Ucrânia e é alvo de sanções internacionais.

Segundo comunicado do BC, a elevação dos juros garantirá uma alta nas taxas de depósito "para níveis necessários a fim de compensar a maior depreciação do rublo e os riscos de inflação".

O BC diz que tem como objetivo apoiar a estabilidade financeira e de preços e proteger as economias dos cidadãos de se depreciar.

Afirma ainda que outras decisões sobre juros serão tomadas levando-se em conta os riscos com as condições externas e domésticas e a reação dos mercados financeiros, bem como a inflação e suas expectativas.

Em outro comunicado nesta segunda-feira, o BC da Rússia diz que a partir desta data os operadores locais estão "proibidos de vender ativos sob instruções de não residentes".

Bolsa de Moscou

O BC ainda informa que a bolsa de Moscou não operará nesta segunda-feira e que anunciará adiante se haverá negócios na terça-feira.

(Com informações da Dow Jones Newswires)