IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Dirigente do Fed diz não ver juros básicos caindo imediatamente após alta

São Paulo

26/08/2022 11h33

Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Filadélfia, Patrick Harker disse não prever que os juros básicos nos Estados Unidos caiam imediatamente após terem sido elevados. Em sua visão, deve haver algum período de manutenção de tais taxas, afirmou, em entrevista à Fox Business, durante o Simpósio de Jackson Hole, que reúne autoridades do banco central norte-americano.

O dirigente não tem poder de voto nas decisões monetárias deste ano, mas o terá no ano que vem.

Questionado, Harker disse não saber se a inflação já alcançou o pico nos EUA. "Precisamos continuar vendo a inflação caindo. Se isso não acontecer, teremos que agir."

O dirigente afirmou que não olha apenas para o núcleo de inflação, mas também seus componentes. Com a alta inflação através de diversos setores, os banqueiros centrais desejam ver um "estreitamento", segundo Harker.

Em relação à elevação dos juros básicos no mês que vem, o líder da distrital de Filadélfia disse ainda não ter decidido se apoiará um aumento de 50 ou 75 pontos-base e que aguarda a divulgação de outros indicadores econômicos.