IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Volume de vendas no varejo está 3,4% acima do pré-pandemia, revela IBGE

Volume de vendas no varejo em outubro ultrapassou patamar pré-pandemia, segundo IBGE - ROBERTO GARDINALLI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Volume de vendas no varejo em outubro ultrapassou patamar pré-pandemia, segundo IBGE Imagem: ROBERTO GARDINALLI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Daniela Amorim

Rio

08/12/2022 11h35

O volume de vendas do varejo chegou a outubro em patamar 3,4% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas operam 0,9% abaixo do pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e foram divulgados nesta quinta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os segmentos de artigos farmacêuticos, combustíveis e supermercados estão operando acima do patamar pré-crise sanitária. "Apenas três atividades estão acima do pré-pandemia", frisou Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE.

O segmento de artigos farmacêuticos opera em patamar 20,0% acima do pré-crise sanitária; combustíveis e lubrificantes, 19,3% acima; e supermercados, 4,2% acima.

Os veículos estão 9,4% aquém do nível de fevereiro de 2020; material de construção, 3,1% aquém; móveis e eletrodomésticos, 14,3% abaixo; vestuário, 21,4% abaixo; equipamentos de informática e comunicação, 9,9% abaixo; outros artigos de uso pessoal e domésticos, 2,7% abaixo; e livros e papelaria, 35,0% abaixo.

Revisões

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em setembro ante agosto, de um avanço de 1,1% para uma alta de 1,2%.

No varejo ampliado, a taxa de setembro ante agosto permaneceu em 1,5%.