IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Santander projeta que Ibovespa deve fechar 2015 com alta de 4%

13/01/2015 10h52

SÃO PAULO - Apesar de ser um ano complicado, o Santander projeta uma alta do Ibovespa, o principal índice da Bolsa, para 2015, conforme destacou em relatório de estratégia. Na avaliação dos estrategistas do banco, Daniel Gewehr e João Noronha, o índice deve fechar o ano a 52.000 pontos.

Este patamar representa uma modesta alta de 3,99% frente ao fechamento de 2014 - quando a Bolsa encerrou o ano a 50.007 pontos, queda de 2,91%. 

O Santander ainda comentou a sua estratégia setorial para o ano e quais são as suas ações preferidas.

As top picks são: o Itaú Unibanco (ITUB4), o Pão de Açúcar (PCAR4), Embraer (EMBR3), BB Seguridade (BBSE3) e Qualicorp (QUAL3). O Santander elevou a recomendação dos bancos em sua carteira para overweight (exposição acima da média do mercado), adicionando Bradesco (BBDC4). 

Além de incluir a BRF (BRFS3), avaliando o bom momento para os ganhos do papel, elevou a participação do Pão de Açúcar e retirou os papéis da Ambev (ABEV3) do portfólio estratégico. 

Dentro do setor de papel e celulose, adicionou Klabin (KLBN4) e removeu Suzano (SUZB5). No setor de energia, adicionou a CPFL Energia (CPFE3).

Enquanto isso, as ações das companhias do setor de educação foram cortadas para neutra, removendo a Ser Educacional (SEER3) e prefere as ações da Kroton (KROT3). 

Durante a semana, o Santander cortou sua recomendação para as principais empresas do setor. O ano é de forte queda para o setor, em meio à notícia sobre ajustes no FIES (programa de financiamento estudantil).