IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CHARGE: Tweets de Trump provocam confusão, medo e volatilidade nos mercados

15/08/2019 18h20

Os mercados continuaram a monitorar a conta do twitter de Donald Trump, pois os tweets do presidente dos EUA nesta semana sobre a guerra comercial EUA-China e o Federal Reserve provocaram extrema volatilidade.

Trump deixou mercados em uma montanha-russa selvagem esta semana, todos com menos de 280 caracteres no Twitter.

As ações de Wall Street tiveram uma alta na segunda-feira, com o S&P 500 perdendo 1,2%, em meio à preocupação com a falta de progresso nas negociações comerciais entre EUA e China.

Os mercados de ações se recuperaram na terça-feira, com o S&P recuando quase 1,5% depois que Trump anunciou que adiaria novas tarifas sobre as importações chinesas, que deveriam entrar em vigor em 1º de setembro.

Kenta Inoue, economista sênior de mercado da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley (NYSE:MS) Securities, apontou que o adiamento tarifário de Trump veio justamente quando as ações dos EUA estavam estagnadas.

"Isso parece ser uma manobra rotineira do presidente dos Estados Unidos, que aplica a pressão sobre a China quando as ações estão bem e opta pelo acordo quando eles não estão", disse Inoue.

Quarta-feira viu os mercados sofrerem seu pior dia do ano, com os três principais índices de ações dos EUA caindo cerca de 3%, em meio a sinais de recessão do mercado de títulos.

Os mercados pareciam prontos para se recuperarem na quinta-feira, enquanto a China reiterou que espera que os EUA possam encontrar o caminho do meio na questão do comércio.

O S&P 500 avançou para um recorde no final de julho, mas perdeu força este mês, com o S&P caindo mais de 4% até agora.

Para ver mais dos quadrinhos semanais do Investing.com, visite:http://br.investing.com/analysis/comics