Groupe Renault anuncia terceiro ano consecutivo de crescimento das vendas
PARIS, 18 de janeiro de 2016 /PRNewswire/ --
- Em 2015, os registros do grupo aumentaram em 3,3% e atingiram um novo recorde de 2.800.242 veículos
- Na Europa, o grupo registra outro ano de crescimento, com participação de mercado superior a 10%
- A marca Renault manteve a sua posição de liderança em veículos comerciais leves na Europa pelo 18o. ano consecutivo
- Apesar da queda nos mercados russo e brasileiro, o grupo manteve as suas posições internacionais
- O sucesso de novos produtos em 2015, os muitos lançamentos planejados e a expansão das atividades em nível internacional apoiarão a ambição de crescimento em 2016.
AUMENTO DAS VENDAS MUNDIAIS
Em 2015, os registros mundiais do Groupe Renault no mercado de PC+LCV (carros de passageiros e veículos comerciais leves) apresentaram um aumento adicional de 3,3%, chegando a um total de 2,8 milhões de veículos em um mercado que cresceu 1,6%. Este terceiro ano consecutivo de crescimento do número de registros permitiu ao grupo estabelecer um novo recorde de vendas. A participação do grupo no mercado mundial agora está em 3,2%. A marca Renault continua sendo a marca francesa número um no mundo, e a Dacia estabeleceu um novo recorde de vendas.
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20160117/322920LOGO )
O grupo continua se beneficiando do impulso do mercado automotivo europeu (+9,4%) e apresentou um aumento de 10,2% no número de registros, chegando a 1.613.499 veículos e a uma participação de mercado de 10,1%. A Renault é a líder no mercado de veículos elétricos nessa região e, pelo 18o. ano consecutivo, é a líder no mercado de veículos comerciais leves.
Fora da Europa, apesar das crises econômicas na Rússia e na América Latina, o grupo permaneceu estável e registrou ganhos de participação de mercado nas regiões da África, Oriente Médio e Índia e da Eurásia.
Thierry Koskas, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing do Groupe Renault, anunciou: "2015 marca mais um ano de aumento de vendas do Groupe Renault, e batemos o nosso recorde de vendas anterior. Apesar das condições econômicas que continuam variando de uma região para outra, o nosso crescimento é constante e valida a estratégia de diversificação geográfica adotada nesses últimos anos."
NOVOS PRODUTOS IMPULSIONAM SUCESSO NA EUROPA
Na Europa, a participação do Groupe Renault no mercado de PC+LCV subiu para 10,1%. Com um aumento dos registros em 10,2%, chegou a 1.613.499 veículos. O grupo aumentou as vendas em todos os países da região, apresentando desempenhos particularmente fortes na Espanha (+22,3%), no Reino Unido (+17,7%) e na Itália (+18%), com uma participação de mercado recorde de 9,1%.
2015 marca mais um ano de crescimento para a marca Renault. Ela foi a marca que mais cresceu em 2015. Com 1.238.711 registros (+12,3%), a participação de mercado do grupo chegou a 7,8%, em comparação com 7,6% em 2014 e 7,4% em 2013. O Clio continua sendo o líder de vendas em todos os segmentos combinados.
No mercado de carros de passageiros (+11,1%, chegando a 969.508 veículos), a Renault manteve a sua posição de liderança no mercado de veículos urbanos (segmentos A+B) graças ao sucesso contínuo do Clio e do Captur, o líder em seu segmento com 194.703 registros (23,7% do segmento).
Os lançamentos de 2015 impulsionam forte demanda dos clientes: 49.016 Kadjars já foram vendidos, e houve 20.930 registros do New Espace, o que representa três vezes mais do que o desempenho da sua versão anterior durante o mesmo período em 2014.
Em veículos comerciais leves, a marca Renault manteve a sua posição de liderança pelo 18o. ano consecutivo, com 269.203 registros (+16,9%), e marcou uma elevação de 0,7 ponto de participação de mercado.
Dez anos após a sua estreia na Europa, a marca Dacia obteve um novo crescimento em seus registros em 2015 (+3,6%) e teve vendas recordes de 374.458 veículos.
A Renault é líder no mercado de veículos elétricos da Europa. As vendas do grupo estão crescendo rapidamente (+49%), chegando a 23.086 veículos, excluindo o Twizy. O ZOE torna-se líder no mercado de carros de passageiros com 18.453 registros ao longo do ano (+68%).
Na França, a Renault reforçou a sua posição como a principal marca automotiva, e o Clio continuou sendo o veículo mais vendido do mercado pelo sexto ano consecutivo. Clio, Captur, Twingo e Espace são líderes em seus respectivos segmentos de mercado. Os utilitários Trafic, Master e Kangoo também estão cada um no topo de seus segmentos. O ZOE manteve 60% do mercado de carros elétricos de passageiros.
GROUPE RENAULT MANTEVE-SE ESTÁVEL EM NÍVEL INTERNACIONAL
Em nível internacional, apesar de uma situação econômica que variou de acordo com países e regiões, o Groupe Renault conseguiu estabilizar e até mesmo fortalecer as suas posições.
Na Eurásia, a participação de mercado do grupo aumentou em 1,6 ponto, atingindo 11,9%, em particular devido ao impulso do grupo na Turquia (+21,7%), onde um novo recorde de vendas foi estabelecido. Esse crescimento compensou as consequências da crise econômica na Rússia, onde o mercado despencou mais de 35% e os registros do Groupe Renault caíram 38,1%. A participação de mercado estabilizou-se em 7,5% com a condução de uma política de preservação de margens.
Na região da África, Oriente Médio e Índia, os registros do grupo aumentaram em quase 17%, alcançando uma participação de mercado de 4,5% (+0,7 ponto). O grupo possui mais de um terço do mercado norte-africano. Na Argélia, o grupo obteve uma participação de mercado recorde (35,6%), com um significativo ganho de 8,7 pontos, beneficiando-se da fabricação local do Symbol em Oran. Em Marrocos, onde Dacia e Renault são respectivamente as marcas número um e dois, os registros aumentaram em 11,5%. A participação de mercado do grupo foi de mais de 38,2% (+1,2 ponto).
No Egito, o segundo maior mercado da África, as vendas cresceram 73,8%, e a sua participação de mercado atingiu 7,5% (+3,4 pontos).
Na Índia, a Renault continua sendo a principal marca automotiva europeia, com as vendas crescendo 20,1%. O Kwid teve um começo muito promissor, com mais de 80.000 encomendas desde o seu lançamento em setembro.
Nas Américas (355.151 registros, um decréscimo de 14,8%), o grupo resistiu às dificuldades econômicas com uma participação de mercado de 6,3% (-0,1 ponto). No Brasil, o segundo maior mercado do grupo, a participação de mercado aumentou em 0,2 ponto, chegando a um nível sem precedentes de 7,3%, em um mercado que se contraiu em 25,5%. Na Argentina, o grupo conteve o declínio dos seus registros a -6,5% graças ao desempenho do último trimestre com uma participação de mercado de 14,7% (12,7% ao longo de todo o ano). Na Colômbia, a Renault estabeleceu um novo recorde de participação de mercado de 18,6%, com um aumento de 2 pontos.
A picape Duster Oroch, lançada no fim do ano, já ocupa o segundo lugar em seu segmento no Brasil. A aceleração da Renault nesse segmento deve impulsionar o crescimento na região durante os próximos meses.
Na Ásia-Pacífico, o nível de vendas na Coreia do Sul, o maior mercado do grupo na região, estabilizou-se após um crescimento significativo em 2014. Na China, foi dada prioridade à preparação do lançamento da versão chinesa do Kadjar, o primeiro veículo produzido localmente pela joint-venture Dongfeng Renault.
PERSPECTIVAS DE VENDAS DO GROUPE RENAULT PARA 2016
Em 2016, o mercado global deverá registrar um crescimento de 1 a 2% em comparação com 2015. O mercado europeu também deverá crescer 2%, com um aumento de 2% também para a França.
Em nível internacional, os mercados brasileiro e russo devem cair ainda mais, respectivamente 6% e 12%. Na contramão, a China (+4 a 5%) e a Índia (+8%) devem manter o seu impulso.
Nesse contexto, e com um plano de produtos particularmente completo para este ano, o Groupe Renault espera:
- uma aceleração do crescimento das vendas em nível mundial;
- o fortalecimento da marca Renault na Europa;
- uma elevação em cada uma das cinco regiões.
Thierry Koskas confirmou: "Aproveitando o impulso dos negócios nos últimos três anos, uma gama de produtos grandemente atualizada em 2015 e 2016 e a nossa expansão na Índia e na China, o nosso crescimento será acelerado em 2016, e melhoraremos as nossas posições em todas as nossas regiões."
Vendas do grupo por região (PC+LCV) | |||
Vendas ao final de dezembro* | |||
2015 | 2014 | Variação (%) | |
França | 607.173 | 577.606 | 5,1% |
Europa** (excluindo a França) | 1.006.326 | 887.179 | 13,4% |
Total França+Europa | 1.613.499 | 1.464.785 | 10,2% |
África, Oriente Médio e Índia | 359.858 | 307.927 | 16,9% |
Eurásia | 356.216 | 389.704 | -8,6% |
Américas | 355.151 | 416.914 | -14,8% |
Ásia-Pacífico | 116.868 | 133.197 | -12,3% |
Total (excluindo França+Europa) | 1.188.093 | 1.247.742 | -4,8% |
Mundo | 2.801.592 | 2.712.527 | 3,3% |
* Vendas | |||
** Europa = União Europeia, Islândia, Noruega e Suíça |
Vendas totais por marca | |||
Vendas ao final de dezembro* | |||
2015 | 2014 | Variação (%) | |
RENAULT | |||
PC | 1.822.965 | 1.811.443 | 0,6% |
LCV | 347.679 | 307.582 | 13,0% |
PC+LCV | 2.170.644 | 2.119.025 | 2,4% |
RENAULT SAMSUNG MOTORS | |||
PC | 80.028 | 82.123 | -2,6% |
DACIA | |||
PC | 511.510 | 474.623 | 7,8% |
LCV | 39.410 | 36.756 | 7,2% |
PC+LCV | 550.920 | 511.379 | 7,7% |
GROUPE RENAULT | |||
PC | 2.414.503 | 2.368.189 | 2,0% |
LCV | 387.089 | 344.338 | 12,4% |
PC+LCV | 2.801.592 | 2.712.527 | 3,3% |
Os 15 principais mercados do Groupe Renault ao final de dezembro de 2015 | |||
Participação de mercado | |||
Vendas em 2015* | PC+LCV em 2015 | ||
(unidades) | (%) | ||
1 | FRANÇA | 607.173 | 26,4 |
2 | BRASIL | 181.504 | 7,3 |
3 | ALEMANHA | 177.787 | 5,2 |
4 | TURQUIA | 162.175 | 16,8 |
5 | ESPANHA | 156.108 | 13,1 |
6 | ITÁLIA | 154.730 | 9,1 |
7 | REINO UNIDO | 128.269 | 4,3 |
8 | RÚSSIA | 120.411 | 7,5 |
9 | ARGÉLIA | 90.182 | 35,6 |
10 | BÉLGICA + LUXEMBURGO | 82.374 | 13,3 |
11 | COREIA DO SUL | 80.017 | 4,4 |
12 | ARGENTINA | 79.383 | 12,7 |
13 | ÍNDIA | 53.848 | 1,7 |
14 | IRÃ | 51.500 | 4,8 |
15 | MARROCOS | 50.369 | 38,2 |
* Dados relativos ao final de dezembro de 2015, excluindo o Twizy |
Os 5 carros de passageiros mais vendidos do Groupe Renault ao final de dezembro de 2015 | ||||
Total | Renault | Dacia | RSM | |
Clio 4 | 372.062 | 372.062 | ||
Duster | 331.238 | 168.900 | 162.338 | |
Sandero 2 | 326.712 | 141.354 | 185.358 | |
Logan 2 | 251.030 | 151.949 | 99.081 | |
Captur/QM3 | 245.126 | 220.567 | 24.559 |
>>>> Todos os números deste documento datam de 12 de janeiro de 2016.
To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/groupe-renault-anuncia-terceiro-ano-consecutivo-de-crescimento-das-vendas-300205682.html
FONTE Groupe Renault
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.