IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Groupe Renault anuncia terceiro ano consecutivo de crescimento das vendas

Groupe Renault

18/01/2016 13h18

PARIS, 18 de janeiro de 2016 /PRNewswire/ --

  • Em 2015, os registros do grupo aumentaram em 3,3% e atingiram um novo recorde de 2.800.242 veículos  
  • Na Europa, o grupo registra outro ano de crescimento, com participação de mercado superior a 10% 
  • A marca Renault manteve a sua posição de liderança em veículos comerciais leves na Europa pelo 18o. ano consecutivo 
  • Apesar da queda nos mercados russo e brasileiro, o grupo manteve as suas posições internacionais  
  • O sucesso de novos produtos em 2015, os muitos lançamentos planejados e a expansão das atividades em nível internacional apoiarão a ambição de crescimento em 2016. 

AUMENTO DAS VENDAS MUNDIAIS  

Em 2015, os registros mundiais do Groupe Renault no mercado de PC+LCV (carros de passageiros e veículos comerciais leves) apresentaram um aumento adicional de 3,3%, chegando a um total de 2,8 milhões de veículos em um mercado que cresceu 1,6%. Este terceiro ano consecutivo de crescimento do número de registros permitiu ao grupo estabelecer um novo recorde de vendas. A participação do grupo no mercado mundial agora está em 3,2%. A marca Renault continua sendo a marca francesa número um no mundo, e a Dacia estabeleceu um novo recorde de vendas.

(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20160117/322920LOGO )

O grupo continua se beneficiando do impulso do mercado automotivo europeu (+9,4%) e apresentou um aumento de 10,2% no número de registros, chegando a 1.613.499 veículos e a uma participação de mercado de 10,1%. A Renault é a líder no mercado de veículos elétricos nessa região e, pelo 18o. ano consecutivo, é a líder no mercado de veículos comerciais leves.

Fora da Europa, apesar das crises econômicas na Rússia e na América Latina, o grupo permaneceu estável e registrou ganhos de participação de mercado nas regiões da África, Oriente Médio e Índia e da Eurásia.

Thierry Koskas, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing do Groupe Renault, anunciou: "2015 marca mais um ano de aumento de vendas do Groupe Renault, e batemos o nosso recorde de vendas anterior. Apesar das condições econômicas que continuam variando de uma região para outra, o nosso crescimento é constante e valida a estratégia de diversificação geográfica adotada nesses últimos anos."

NOVOS PRODUTOS IMPULSIONAM SUCESSO NA EUROPA 

Na Europa, a participação do Groupe Renault no mercado de PC+LCV subiu para 10,1%. Com um aumento dos registros em 10,2%, chegou a 1.613.499 veículos. O grupo aumentou as vendas em todos os países da região, apresentando desempenhos particularmente fortes na Espanha (+22,3%), no Reino Unido (+17,7%) e na Itália (+18%), com uma participação de mercado recorde de 9,1%.

2015 marca mais um ano de crescimento para a marca Renault. Ela foi a marca que mais cresceu em 2015. Com 1.238.711 registros (+12,3%), a participação de mercado do grupo chegou a 7,8%, em comparação com 7,6% em 2014 e 7,4% em 2013. O Clio continua sendo o líder de vendas em todos os segmentos combinados.

No mercado de carros de passageiros (+11,1%, chegando a 969.508 veículos), a Renault manteve a sua posição de liderança no mercado de veículos urbanos (segmentos A+B) graças ao sucesso contínuo do Clio e do Captur, o líder em seu segmento com 194.703 registros (23,7% do segmento).

Os lançamentos de 2015 impulsionam forte demanda dos clientes: 49.016 Kadjars já foram vendidos, e houve 20.930 registros do New Espace, o que representa três vezes mais do que o desempenho da sua versão anterior durante o mesmo período em 2014.

Em veículos comerciais leves, a marca Renault manteve a sua posição de liderança pelo 18o. ano consecutivo, com 269.203 registros (+16,9%), e marcou uma elevação de 0,7 ponto de participação de mercado.

Dez anos após a sua estreia na Europa, a marca Dacia obteve um novo crescimento em seus registros em 2015 (+3,6%) e teve vendas recordes de 374.458 veículos.

A Renault é líder no mercado de veículos elétricos da Europa. As vendas do grupo estão crescendo rapidamente (+49%), chegando a 23.086 veículos, excluindo o Twizy. O ZOE torna-se líder no mercado de carros de passageiros com 18.453 registros ao longo do ano (+68%).

Na França, a Renault reforçou a sua posição como a principal marca automotiva, e o Clio continuou sendo o veículo mais vendido do mercado pelo sexto ano consecutivo. Clio, Captur, Twingo e Espace são líderes em seus respectivos segmentos de mercado. Os utilitários Trafic, Master e Kangoo também estão cada um no topo de seus segmentos. O ZOE manteve 60% do mercado de carros elétricos de passageiros.

GROUPE RENAULT MANTEVE-SE ESTÁVEL EM NÍVEL INTERNACIONAL 

Em nível internacional, apesar de uma situação econômica que variou de acordo com países e regiões, o Groupe Renault conseguiu estabilizar e até mesmo fortalecer as suas posições.

Na Eurásia, a participação de mercado do grupo aumentou em 1,6 ponto, atingindo 11,9%, em particular devido ao impulso do grupo na Turquia (+21,7%), onde um novo recorde de vendas foi estabelecido. Esse crescimento compensou as consequências da crise econômica na Rússia, onde o mercado despencou mais de 35% e os registros do Groupe Renault caíram 38,1%. A participação de mercado estabilizou-se em 7,5% com a condução de uma política de preservação de margens.

Na região da África, Oriente Médio e Índia, os registros do grupo aumentaram em quase 17%, alcançando uma participação de mercado de 4,5% (+0,7 ponto). O grupo possui mais de um terço do mercado norte-africano. Na Argélia, o grupo obteve uma participação de mercado recorde (35,6%), com um significativo ganho de 8,7 pontos, beneficiando-se da fabricação local do Symbol em Oran. Em Marrocos, onde Dacia e Renault são respectivamente as marcas número um e dois, os registros aumentaram em 11,5%. A participação de mercado do grupo foi de mais de 38,2% (+1,2 ponto).

No Egito, o segundo maior mercado da África, as vendas cresceram 73,8%, e a sua participação de mercado atingiu 7,5% (+3,4 pontos).

Na Índia, a Renault continua sendo a principal marca automotiva europeia, com as vendas crescendo 20,1%. O Kwid teve um começo muito promissor, com mais de 80.000 encomendas desde o seu lançamento em setembro.

Nas Américas (355.151 registros, um decréscimo de 14,8%), o grupo resistiu às dificuldades econômicas com uma participação de mercado de 6,3% (-0,1 ponto). No Brasil, o segundo maior mercado do grupo, a participação de mercado aumentou em 0,2 ponto, chegando a um nível sem precedentes de 7,3%, em um mercado que se contraiu em 25,5%. Na Argentina, o grupo conteve o declínio dos seus registros a -6,5% graças ao desempenho do último trimestre com uma participação de mercado de 14,7% (12,7% ao longo de todo o ano). Na Colômbia, a Renault estabeleceu um novo recorde de participação de mercado de 18,6%, com um aumento de 2 pontos.

A picape Duster Oroch, lançada no fim do ano, já ocupa o segundo lugar em seu segmento no Brasil. A aceleração da Renault nesse segmento deve impulsionar o crescimento na região durante os próximos meses.

Na Ásia-Pacífico, o nível de vendas na Coreia do Sul, o maior mercado do grupo na região, estabilizou-se após um crescimento significativo em 2014. Na China, foi dada prioridade à preparação do lançamento da versão chinesa do Kadjar, o primeiro veículo produzido localmente pela joint-venture Dongfeng Renault.

PERSPECTIVAS DE VENDAS DO GROUPE RENAULT PARA 2016 

Em 2016, o mercado global deverá registrar um crescimento de 1 a 2% em comparação com 2015. O mercado europeu também deverá crescer 2%, com um aumento de 2% também para a França.

Em nível internacional, os mercados brasileiro e russo devem cair ainda mais, respectivamente 6% e 12%. Na contramão, a China (+4 a 5%) e a Índia (+8%) devem manter o seu impulso.

Nesse contexto, e com um plano de produtos particularmente completo para este ano, o Groupe Renault espera:

  • uma aceleração do crescimento das vendas em nível mundial;
  • o fortalecimento da marca Renault na Europa;
  • uma elevação em cada uma das cinco regiões.

Thierry Koskas confirmou: "Aproveitando o impulso dos negócios nos últimos três anos, uma gama de produtos grandemente atualizada em 2015 e 2016 e a nossa expansão na Índia e na China, o nosso crescimento será acelerado em 2016, e melhoraremos as nossas posições em todas as nossas regiões."

Vendas do grupo por região (PC+LCV)



Vendas ao final de dezembro*



2015

2014

   Variação (%)

França                   

607.173

577.606

5,1%

Europa** (excluindo a França) 

1.006.326

887.179

13,4%

Total França+Europa    

1.613.499

1.464.785

10,2%

África, Oriente Médio e Índia   

359.858

307.927

16,9%

Eurásia                           

356.216

389.704

-8,6%

Américas                          

355.151

416.914

-14,8%

Ásia-Pacífico                        

116.868

133.197

-12,3%

Total (excluindo França+Europa)   

1.188.093

1.247.742

-4,8%

Mundo                             

2.801.592

2.712.527

3,3%



* Vendas

** Europa = União Europeia, Islândia, Noruega e Suíça

 

Vendas totais por marca



Vendas ao final de dezembro*



2015

2014

Variação (%)

RENAULT







     PC       

1.822.965

1.811.443

0,6%

     LCV      

347.679

307.582

13,0%

     PC+LCV 

2.170.644

2.119.025

2,4%

RENAULT SAMSUNG MOTORS







     PC  

80.028

82.123

-2,6%

DACIA







     PC   

511.510

474.623

7,8%

     LCV  

39.410

36.756

7,2%

     PC+LCV       

550.920

511.379

7,7%

GROUPE RENAULT







     PC          

2.414.503

2.368.189

2,0%

     LCV         

387.089

344.338

12,4%

     PC+LCV  

2.801.592

2.712.527

3,3%

 

Os 15 principais mercados do Groupe Renault ao final de dezembro de 2015







Participação de mercado





Vendas em 2015*

  PC+LCV em 2015





     (unidades)         

(%)

1

FRANÇA           

607.173

26,4

2

BRASIL              

181.504

7,3

3

ALEMANHA          

177.787

5,2

4

TURQUIA              

162.175

16,8

5

ESPANHA                  

156.108

13,1

6

ITÁLIA                    

154.730

9,1

7

REINO UNIDO  

128.269

4,3

8

RÚSSIA                   

120.411

7,5

9

ARGÉLIA                  

90.182

35,6

10

BÉLGICA + LUXEMBURGO  

82.374

13,3

11

COREIA DO SUL                 

80.017

4,4

12

ARGENTINA                  

79.383

12,7

13

ÍNDIA                      

53.848

1,7

14

IRà                      

51.500

4,8

15

MARROCOS              

50.369

38,2



* Dados relativos ao final de dezembro de 2015, excluindo o Twizy

 

Os 5 carros de passageiros mais vendidos do Groupe Renault ao final de dezembro de 2015



Total

Renault

Dacia

RSM

    Clio 4      

372.062

372.062





    Duster      

331.238

168.900

162.338



    Sandero 2  

326.712

141.354

185.358



    Logan 2       

251.030

151.949

99.081



    Captur/QM3  

245.126

220.567



24.559

>>>> Todos os números deste documento datam de 12 de janeiro de 2016. 

 

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/groupe-renault-anuncia-terceiro-ano-consecutivo-de-crescimento-das-vendas-300205682.html

FONTE Groupe Renault