IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

NERO PERÍCIAS: Como avaliar um imóvel?

NERO PERÍCIAS

05/06/2018 07h59

SÃO PAULO, 5 de junho de 2018 /PRNewswire/ -- Ao decidir colocar um imóvel a venda é comum a maioria dos proprietários pesquisar ofertas de imóveis a venda no bairro para então estabelecer seu preço de venda. Apesar de uma  prática comum, o valor apurado pode estar errado e trazer prejuízos.

Isto porque um imóvel que, a seu olhar, é parecido com outro anunciado, certamente apresenta características diferentes que impactam no valor.

Para ajudá-los nesta tarefa seguem aqui algumas dicas de como avaliar um imóvel de acordo com a Norma da ABNT NBR 14.653.

No caso de avaliação de casas, a primeira coisa a fazer é buscar por casas à venda de padrão construtivo semelhante no mesmo bairro e que tenham área de terreno bem próxima. A área do terreno deve ser compatível para que possamos aplicar o Método Comparativo de Dados de Mercado, que é o mais recomendado pela norma.

Segundo Evandro Correia Silva, perito avaliador e sócio da empresa de avaliação de imóveis NERO PERÍCIAS, "outro ponto que deve ser observado é a Idade Aparente das benfeitorias e o Estado de Conservação, pois é nítido que um imóvel mais novo, com pouco uso deve valer mais do que um com 40 anos de uso, por exemplo. Cada imóvel amostral deverá ter suas benfeitorias homogeneizadas aplicando-se a depreciação física de acordo com a tabela de Ross Heidecke".

"A norma também prevê a homogeneização de alguns fatores relacionados ao terreno como quantidade de frentes (se é esquina ou não), testada, profundidade, topografia e consistência, além de outros como o fator oferta e o fator transposição", complementa Silva.

Contrate um Perito Avaliador de Imóveis

É possível que a maioria das pessoas, a partir das dicas acima e com um pouco de estudo da norma, consiga avaliar um imóvel, se não da forma correta, mas com um pouco mais de assertividade. Porém, em um segmento tão dinâmico e especializado quanto é o imobiliário, é prudente contratar um Perito Avaliador de Imóveis.

Na NERO PERÍCIAS você conta com uma equipe de peritos avaliadores inscritos junto ao CNAI e ao CONPEJ que farão a avaliação de seu imóvel da forma correta.

A NERO PERÍCIAS faz avaliação de imóveis em São Paulo e todo restante do país. Para saber mais, visite o site: http://www.neropericias.com.br ou ligue (11) 2829-8767 (São Paulo - capital) ou (17) 3021-9200 (São Paulo - interior).

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2018-06-04/original/4300.jpg )

Legenda da Foto: Evandro Correia Silva – Perito avaliador de imóveis

 

FONTE NERO PERÍCIAS