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'Índice Neymar' rende mais que Bolsas brasileira e americana em 2011

Do UOL, em São Paulo

23/02/2012 16h13

Conhecida dentro dos campos, a força do jogador de futebol Neymar, 20, começa a ser percebida também no mercado financeiro. As ações das empresas que patrocinam o jogador e seu clube, o Santos, renderam 9,4% em 2011. O resultado é melhor do que o alcançado pelas Bolsas dos Estados Unidos e a brasileira.

O "Neymar Stock Index" (NSI) foi elaborado pelo analista-chefe da Gradual Investimentos, Paulo Esteves. Fazem parte do índice as empresas Nike, Panasonic, AmBev, Santander e Unilever (patrocinadoras do jogador|), além de CSU Cardsystem e Marfrig (patrocinadoras do clube).

Enquanto o "Índice Neymar" teve valorização de 9,4% no ano passado, o Dow Jones, indicador que reúne as principais ações negociadas na Bolsa de Nova York, valorizou 5,5%. Já o Ibovespa, termômetro da Bolsa brasileira, registrou perda de 27,3% em dólares em 2011 --18,11% em reais. 

Os cálculos foram feitos todos em dólares, considerando que a maior parte das empresas são negociadas nessa moeda.

"Empresas com marcas fortes costumam ter desempenho diferenciado em época de crise ou de instabilidade no mercado acionário", diz Paulo Esteves.

As empresas Tenys Baruel, Lupo, BMG e Netshoes, que também são patrocinadoras de Neymar, não foram incluídas porque não têm ações listadas na Bolsa.

Gisele Bündchen e Angelina Jolie também têm seus índices

  • Ana Ottoni/Folha Imagem

    "Índice Neymar" foi inspirado em "Índice Gisele Bündchen", que também rende mais que a Bolsa

O "Índice Neymar" foi inspirado em outros que levam os nomes de celebridades.

Em 2007, o economista Fred Fuld criou o Gisele Bündchen Index, que reúne empresas representadas pela modelo brasileira, como Volkswagen, Polo Ralph Lauren Corp, Procter & Gamble, Disney e Vivo Participações.

Outras atrizes e modelos famosas também possuem índices que comparam o desempenho das empresas que divulgam com as Bolsas de Valores pelo mundo.

As atrizes Angelina Jolie, Nicole Kidman e Jessica Alba e a modelo Heide Klun são algumas das "homenageadas".

E não são apenas as modelos e atrizes que possuem um índice.

O famoso sanduíche Big Mac, da rede de fast-food McDonald's, tem um comparador de preços feito pela prestigiada revista britânica "The Economist".

O índice é baseado na teoria da Paridade do Poder de Compra (PPP, na sigla em inglês), que compara o valor de diversos produtos em países diferentes.