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Boeing 737 é um dos aviões mais populares; veja como é fabricado

Maria Carolina Abe

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 06h00

Ele começou a ser fabricado em 1965 e ganhou novos modelos ao longo do tempo (-100, -200, -200C, -200Adv, -300, -400, -500, -600, -700, -800, -900, -900ER). Contando a "família" toda, ele tornou-se um dos jatos comerciais de passageiros mais vendidos da história da aviação. Eis o Boeing 737.

Suas partes são fabricadas em diferentes lugares do mundo. Por exemplo, a fuselagem --o corpo do avião-- é produzido pela Spirit AeroSystems, na cidade de Wichita, no Kansas (EUA). Já o núcleo do motor é fabricado pela CFM, em Ohio (EUA), ou pela Snecma, na França. 

As diferentes partes que compõem o 737 se encontram em Renton, no Estado norte-americano de Washington, onde a Boeing tem uma fábrica com quase 70 mil metros quadrados. Ali acontece a montagem final de cada aeronave. Esse “jogo de encaixar” leva aproximadamente nove dias.

Atualmente, 35 aeronaves 737 são produzidas por mês. A empresa quer chegar a 38 por mês no segundo trimestre de 2013, e depois a 42 por mês em meados de 2014.

Já foram encomendados mais de 10 mil exemplares, em seus variados modelos. Até agosto deste ano, 7.283 tinham sido entregues no total. A brasileira Gol, por exemplo, tem 114 em em sua frota, entre os modelos 737-700 e 737-800. 

VÍDEO MOSTRA, EM POUCO MAIS DE DOIS MINUTOS, A MONTAGEM DE UM 737