Indústria nacional investe em novela e Neymar para competir com brinquedos chineses
A indústria nacional de brinquedos decidiu investir em produtos ligados ao universo brasileiro para vencer a concorrência chinesa neste Natal.
A aposta do setor nas prateleiras das lojas neste final de ano são bonecos baseados na novela Carrossel, do SBT, e jogos ligados ao jogador Neymar, do Santos. A ideia é atrair pais e crianças usando referências de identificação popular.
De acordo com o presidente da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), Synésio Batista da Costa, atualmente a indústria nacional corresponde a apenas 40% das vendas de brinquedos no país. Os produtos chineses representam 60% do mercado.
"Eles fabricam hoje 68% do brinquedo consumido no planeta. A diferença do custo de produção é abismal".
Estrela aposta na novela Carrossel, do SBT
Diretor de marketing da Estrela, maior fabricante de brinquedos do país, Aires Leal Fernandes diz que é preciso aproveitar a "brasilidade" das crianças. Uma forma de fazer isso, segundo ele, é usar brinquedos com licenças ligadas à televisão.
"Um dos nossos produtos campeões hoje é a linha Carrossel. A grande defesa feita pela nossa equipe para lançar a linha está em ela se ligar muito à criança brasileira", diz.
Até fevereiro de 2013, a Estrela espera vender 500 mil itens da linha Carrossel.
São nove brinquedos, entre bonecos dos personagens Maria Joaquina, Cirilo, Carmen e Valéria, e versões de jogos --como Tapa Certo, Cara a Cara, e até um laptop com tema ligado à novela.
Empresa relembra sucesso anterior com Chiquititas
Anualmente, a Estrela produz em suas três fábricas cerca de 18 milhões de produtos. Em seu catálogo, constam 450 códigos de brinquedos distintos, sendo que cerca de 50% deles são renovados anualmente. Neste ano, parte dessa renovação está na linha Carrossel.
Segundo Fernandes, a empresa fechou a parceria com o SBT antes mesmo de a novela estrear.
"A expectativa já era alta por conta do sucesso da versão mexicana. Além disso, tivemos uma experiência bastante positiva com a emissora quando tivemos uma linha de bonecas da novela Chiquititas, nos anos 1990. Vendemos meio milhão de exemplares".
Gulliver tem mais de 30 itens na linha de Neymar
Outra grande aposta no universo nacional foi feita pela Gulliver. A empresa, que emprega cerca de 200 funcionários em sua unidade em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, tem tradição em lançar produtos de futebol.
De olho no carisma de Neymar, a fabricante fechou um contrato de licenciamento com o jogador para uma linha composta por mais de 30 itens.
O carro-chefe da coleção é o Neymar Jr. Futebol Club, uma espécie de jogo de botão que vem com um boneco inspirado no craque. Com a linha, a Gulliver espera aumentar suas vendas em 10% até o final de 2012.
Grow investe em Romero Britto e Turma da Mônica
Já a Grow, que produz cerca de 8 milhões de brinquedos por ano em sua fábrica em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), investiu no licenciamento dos trabalhos do artista plástico Romero Britto.
São vários quebra-cabeças baseados em obras do artista plástico; um deles tem o próprio Brasil como tema.
Outra aposta da empresa foi diversificar os produtos da linha da Turma da Mônica.
Indústria espera vender 10% a mais neste ano
Mesmo com concorrência acirrada, a estimativa é de crescimento nas vendas de brinquedos nacionais neste Natal. A data, junto com o Dia das Crianças, é responsável por cerca de 70% das vendas anuais de brinquedos no Brasil.
Segundo o presidente da FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo), Maurício Stainoff, no Natal de 2011 o setor vendeu em torno de R$ 1,8 bilhão, incluindo os importados. Para 2012, a expectativa é de crescimento de 10%, sendo metade disso para produtos nacionais.
"A indústria nacional melhorou muito os preços. O governo tem facilitado a compra de produtos nacionais", diz Stainoff, em referência à política de incentivo anunciada pelo governo federal em abril com o plano Brasil Maior, que implantou uma série de medidas para fortalecer a indústria ante a concorrência dos importados.
Para a professora do curso de Psicologia da Uniban Renata Galves Merino Kallas, ações de estímulo à preferência de brinquedos nacionais ajudam na formação da identidade da criança.
"Ter um brinquedo com referências nacionais ajuda a criança na construção de uma identidade cultural. Valorizar o que é próprio de um povo é importante principalmente num período de formação intelectual", diz.
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