IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsas da Ásia recuam por preocupação com China e Fed

Do UOL, em São Paulo

24/06/2013 08h18

As ações chinesas arrastaram as Bolsas asiáticas para nova mínima de nove meses e meio nesta segunda-feira, devido às preocupações de investidores sobre a estabilidade financeira e econômica de Pequim e à dificuldade dos mercados de precificar o plano do banco central dos Estados Unidos de reduzir seu estímulo ainda neste ano.

As ações do setor bancário da China lideraram a espiral de queda depois de notícias oficiais no fim de semana sugerindo que Pequim continuará a lidar com os riscos do sistema bancário sem regulação.

O BC chinês exacerbou o nervosismo ao dizer que a liquidez no sistema financeiro do país é "razoável". Ele também prometeu "ajustar" a política monetária "prudente" existente.

As ações de Hong Kong recuaram 2,22% e as de Xangai despencaram 5,3%. O subíndice financeiro de Xangai perdeu 7,37%, na pior perda diária desde novembro de 2008.

"Acho que o mercado está esperando que 'ajuste' signifique um aperto da liquidez no futuro, especialmente depois da maneira como a mídia oficial falou sobre o sistema financeiro sem regulação durante o fim de semana", disse o chefe de pesquisa do Huaxi Securities Cao Xuefeng.

As ações australianas perderam 1,47%, pressionadas pelas preocupações com a desaceleração do crescimento na China, seu principal mercado de exportação.

Um iene mais fraco ajudou a elevar o índice Nikkei do Japão no início do pregão, mas ele devolveu os ganhos e fechou em queda de 1,26%, uma vez que os investidores permaneceram nervosos após a fuga desordenada do mercado global na semana passada e a nova queda nas ações chinesas.

O mercado sul-coreano teve queda de 1,31%, enquanto a Bolsa de Taiwan recuou 0,45% e Cingapura retrocedeu 1,6%.

(Com Reuters)