Aumentam reclamações contra bancos, diz BC; Santander lidera pelo 5º mês
Depois de registrar uma diminuição entre abril e maio, o número de reclamações contra os bancos voltou a subir no mês passado. De acordo com levantamento do Banco Central (BC), foram registadas 2.406 reclamações procedentes, um aumento de 1,9% em comparação com as 2.361 registradas em maio.
Pelo quinto mês consecutivo, o Santander lidera o ranking de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes.
Em nota à imprensa, o banco espanhol afirmou que "vem fazendo uma revisão completa dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a experiência dos consumidores com a instituição". Segundo o comunicado, o banco diz que "continuará investindo intensamente no sentido de melhorar a satisfação dos consumidores".
O BC tem um critério para montar esse ranking. São utilizados o número de reclamações procedentes --aquelas que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC-- dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100 mil. A partir dessa conta, chega-se a um índice.
Os cinco grandes bancos com mais reclamações
O Santander teve 557 reclamações procedentes e contava com 23,1 milhão clientes sob as garantias do FGC. Com isso, seu índice fechou junho em 2,41.
Em segundo lugar no ranking de reclamações está o conglomerado Itaú Unibanco, com índice de 1,47 - foram 383 reclamações para 25,9 milhões de clientes. Em terceiro lugar, aparece o Banco do Brasil, com índice de 1,24. O banco estatal teve 433 reclamações divididas entre 34,6 milhões de clientes. A Caixa Econômica Federal (CEF) vem na sequência, com índice de 0,95 --foram computadas 509 reclamações para um universo de 53,2 milhões de correntistas. Encerrando o "top five" está o Banrisul, que mostrou índice de 0,78. Foram 18 reclamações para 2,3 milhões de clientes.
No ranking sobre o tipo de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 413 ocorrências. Nesse caso, o Santander também é líder, acumulando 114 dessas reclamações, seguido pela Caixa (97) e BB (88).
O segundo maior número de reclamações foi quanto a prestação irregular de conta-salário, com 311 queixas. A cobrança de tarifas irregulares, por serviço não contratado, teve 170 ocorrências.
Bancos dizem que usam reclamações para melhorar atendimento
Bancos de médio porte
(Com Valor)
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