IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fabricante de bicicletas Caloi é vendida para empresa do Canadá

Do UOL, em São Paulo

22/08/2013 10h44

A canadense Dorel Industries anunciou nesta quinta-feira acordo para comprar 70% da tradicional empresa brasileira de bicicletas Caloi, numa transação que irá transformar a fábrica da companhia no país em um de seus centros de produção no mundo.

A empresa canadense não confirmou os valores precisos da negociação ou a forma como o pagamento pela participação será feito.

Fundada em 1898, a Caloi teve vendas de R$ 273,5 milhões em 2012, crescimento de 22% sobre o ano anterior. A empresa estima ter participação de mais de 40% no mercado brasileiro de bicicletas.

A Dorel foi fundada em 1962 e fabrica, entre outros produtos, bicicletas, carrinhos, cadeiras de bebê (para transporte em carros) e até móveis (como sofás, estantes e racks).

Sua marca de bicicletas é a Cannondale. A empresa canadense tem ações na Bolsa desde 1987.

A Caloi emprega 900 funcionários e tem em Manaus a maior fábrica de bicicletas do mundo fora do sudeste da Ásia, com a produção de mais de 700 mil unidades por ano, segundo a Dorel.

Com a venda do controle, a unidade passará a produzir bicicletas de outras marcas da companhia canadense, como Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT, acrescentou a Dorel. As bicicletas serão destinadas ao mercado doméstico e à exportação.

Representantes da Caloi não puderam ser contatados de imediato para comentar o assunto.

"Esta nova parceria com a Caloi posiciona a Dorel como uma das maiores companhias de bicicletas do mundo, bem como líder nas Américas", disse o presidente-executivo da companhia canadense, Martin Schwartz, em comunicado.

"Apesar dos atuais desafios econômicos no país, acreditamos que o mercado consumidor é bom e está caminhando na direção certa. Vemos esta transação como uma sólida oportunidade", completou Schwartz.

O presidente da Caloi, Eduardo Musa, vai liderar a divisão de bicicletas da companhia no país, informou a Dorel.

No mesmo comunicado, Musa afirmou que o negócio irá beneficiar o mercado nacional. "A expansão das marcas da Dorel no nosso mercado irá ajudar a atender a crescente demanda dos consumidores brasileiros por alta qualidade, combinada com inovação e estilo", disse.

(Com Reuters)