BlackBerry anuncia prejuízo de quase US$1 bi, após fechar acordo de venda
A fabricante de celulares Blackberry anunciou, nesta sexta-feira (27), um prejuízo trimestral de quase US$ 1 bilhão. O balanço da empresa foi publicado quatro dias após a companhia fechar acordo para ser vendida por US$ 4,7 bilhões para um consórcio liderado pela empresa de investimentos canadense Fairfax Financial Holdings.
Porém, nenhuma menção à negociação para venda da fabricante canadense à Fairfax foi feita no balanço.
A Blackberry já havia alertado, uma semana antes, que deveria ter um prejuízo operacional de quase US$ 1 bilhão no trimestre, e anunciou um corte de um terço de seus funcionários. O motivo: vendas mais fracas que o esperado.
Agora, a companhia anunciou oficialmente que seu prejuízo líquido no segundo trimestre encerrado em 31 de agosto foi de US$ 965 milhões, ou US$ 1,84 por ação, com a receita caindo 45% ante um ano antes, para US$ 1,6 bilhão. Em igual período do ano anterior, o resultado havia ficado negativo em US$ 235 milhões.
A BlackBerry afirmou que não vai realizar a tradicional conferência com investidores após a divulgação dos resultados.
"Estamos muito decepcionados com nossos resultados operacionais e financeiros neste trimestre e anunciamos uma série de mudanças para enfrentarmos o ambiente competitivo de hardware e nossa estrutura de custos", afirmou o presidente-executivo da empresa, Thorsten Heins, no balanço.
A BlackBerry anunciou que vendeu 5,9 milhões de telefones no trimestre, a maioria de modelos antigos, mas reconheceu uma receita de apenas 3,7 milhões de unidades, dado que muitas vendas já haviam sido lançadas. Em contraste, a Apple afirmou ter vendido 9 milhões de seus novos iPhones 5c e 5s nos três dias após o lançamento dos modelos.
Proposta de venda da Blackberry é 'furada', dizem analistas
O mercado tem dúvidas quanto à habilidade da Fairfax para cumprir a oferta de US$ 9 por ação para adquirir a fabricante de smartphones Blackberry.
De acordo com analistas e imprensa local, a proposta da Fairfax foi, na verdade, furada. A holding ainda estaria buscando quase US$ 4 bilhões dos US$ 4,7 bilhões que ofereceu para comprar a BlackBerry --e poucos investidores se mostram interessados em ajudá-la.
Acordo para venda por US$ 4,7 bi
Um consórcio liderado pela empresa de investimentos canadense Fairfax Financial Holdings ofereceu comprar a BlackBerry, também do Canadá, por US$ 4,7 bilhões. Em comunicado divulgado na segunda-feira (23), a fabricante de smartphones revelou que uma carta de intenções foi assinada entre as partes.
O valor seria pago em dinheiro pela Fairfax, e a empresa sairia da Bolsa de Valores.
De acordo com a BlackBerry, a firma de investimentos solicitou seis semanas para realizar a auditoria necessária e decidir quanto à aquisição -até o prazo máximo de 4 de novembro. A venda também depende de a Fairfax obter financiamento. Nesse período, a BlackBerry também pode buscar quem pague mais pelo negócio.
Empresa já foi líder, agora luta contra Apple e Samsung
A BlackBerry, com sede em Waterloo, Ontário (Canadá), foi pioneira no acesso a emails pelo celular, e por anos teve seu aparelho como artigo obrigatório entre membros de governos, executivos e advogados.
Ela ainda tem uma base de clientes substancial, de 72 milhões de usuários em todo o mundo no final de junho, apesar do número ter diminuído ante os 76 milhões de clientes três meses antes.
A BlackBerry tem lutado desde que o iPhone, da Apple, e os telefones Galaxy, da Samsung, avançaram para dominar um mercado que antes era seu.
A canadense apostou forte que o smartphone Z10, o primeiro baseado em seu novo sistema operacional BlackBerry 10, iria ajudá-la a recuperar um pouco do brilho que detinha quando os usuários destes dispositivos eram em sua maioria advogados, banqueiros e políticos. Mas a aposta ainda não vingou.
Estimativas de Kaushal, da GMP, apontam que quase 3 milhões dos últimos aparelhos BlackBerry 10 estão juntando em distribuidoras que não conseguiram vendê-los.
Para o segundo trimestre fiscal, a empresa disse que espera vendas de 3,7 milhões de smartphones BlackBerry para os usuários finais.
(Com agências)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.