IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sob protestos, governo começa leilão do maior campo de petróleo do pré-sal

Do UOL, em São Paulo

21/10/2013 15h01Atualizada em 21/10/2013 15h38

Começou por volta das 15h desta segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, o primeiro leilão do Campo de Libra, no pré-sal, o maior campo de petróleo já descoberto no Brasil. 

A primeira a falar foi a diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard. Segundo ela, o contrato final de partilha do campo de Libra deve ser assinado em um mês. O segundo a falar foi o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que apontou Libra como "um divisor de águas entre o passado e o futuro".

Desde cedo, manifestantes contrários ao leilão protestaram perto do local onde acontece o evento. Confrontos com a Força Nacional de Segurança deixaram ao menos sete feridos. Manifestantes mascarados destruíram um carro da TV Record.

O leilão atraiu 11 empresas interessadas, menos que o previsto pelo governo. A espanhola Repsol informou, na manhã desta segunda, que desistiu de participar

Ficaram de fora do leilão quatro gigantes do setor de petróleo: as norte-americanas Exxon Mobil e Chevron e as britânicas British Petroleum (BP) e British Gas (BG).

As empresas podem fazer lances sozinhas, ou em grupo de até cinco. As chinesas são maioria no leilão.

A Petrobras será, por lei, operadora de Libra e terá participação mínima de 30% da área.

Pelas regras da partilha, o vencedor será o consórcio que oferecer a maior parcela de óleo destinada à União. O percentual mínimo é de 41,65%.

As críticas ao leilão são variadas: vão dos petroleiros, em greve nacional desde quinta-feira (17), até ex-executivos da Petrobras.  

Leilão é teste para regime de partilha

O leilão será um teste para o regime de partilha, inédito no mundo. As empresas disputarão até 70% da participação na área de Libra, já que a Petrobras será a operadora da área com no mínimo 30% de participação em qualquer consórcio que ficar com a área.

Quem oferecer a maior parcela de óleo à União ganhará a licitação. A parcela mínima que caberá à União é de 41,65% do petróleo, descontados os custos de produção.

A gestão das estatais brasileiras desta vez definirá se os próximos leilões do pré-sal vão atrair outras companhias, ou se irá afugentar as existentes.

Maior descoberta de petróleo do país

O campo de Libra é considerado a maior descoberta de petróleo já realizada no Brasil.

A produção de petróleo do campo de Libra pode chegar a 1,4 milhão de barris por dia, segundo a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard.

A previsão mais otimista é quase 40% maior do que a prevista anteriormente (1 milhão de barris diários), uma diferença que pode render até US$ 400 milhões a mais por dia para a empresa ou consórcio vencedor do leilão, segundo especialistas do setor.

Atualmente, a produção nacional chega a 2 milhões por dia. O investimento chegará a US$ 181 bilhões, em 35 anos. O volume estimado de óleo recuperável varia de 8 bilhões a 12 bilhões de barris.

(Com agências)