IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil é o 3º maior produtor de cerveja do mundo; veja como se faz a bebida

Do UOL, em São Paulo

25/10/2013 06h00

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas de China e EUA. A produção nacional é de cerca de 13 bilhões de litros por ano, segundo a CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja).

O aumento da renda tem feito com que a cerveja chegue à mesa de cada vez mais brasileiros. Nos últimos cinco anos, considerando-se apenas produtos de alto valor agregado, como alimentos processados e algumas bebidas, a cerveja foi um daqueles que teve maior crescimento no consumo.

Ainda que gigantesca, a produção da cerveja é um processo relativamente simples. Há séculos ela é feita basicamente a partir de quatro ingredientes: lúpulo (que deriva da flor de mesmo nome), malte (derivado da cevada), levedura (que faz a fermentação) e água.

Para saber como se fabrica o produto em escala industrial, o UOL visitou a fábrica do Grupo Petrópolis em Boituva, no interior de São Paulo. A empresa fabrica seis marcas diferentes de cerveja (Itaipava, Crystal, Petra, Lokal, Black Princess e Weltenburger Kloster), além de vodcas e bebidas não-alcoólicas.

Mosto, lúpulo e brassagem

O Grupo Petrópolis produz, todos os anos, 1,8 bilhão de litros de cerveja. Só na fábrica de Boituva são 800 milhões de litros.

GARRAFAS DE CERVEJA SÃO LAVADAS E REAPROVEITADAS

A produção começa com a mistura da água e do malte. Dali sai um líquido chamado de mosto. Esse mosto é filtrado e fervido para, então, receber a adição do lúpulo.

Esses processos são feitos na área de brassagem da fábrica, onde tudo é controlado: desde a temperatura a que os ingredientes serão expostos até o nível de agitação a que serão submetidos.

A mistura recebe, então, levedura, e segue para fermentação. Terminada a fermentação, a cerveja segue para o processo de maturação, onde seu gosto e aroma ficarão mais acentuados.

Depois de maturada, a cerveja é filtrada e, em seguida, colocada na garrafa e tampada. Após o processo de pasteurização, a garrafa recebe um rótulo e está pronta para ser enviada ao comércio.

Duas novas fábricas no Nordeste

A fábrica de Boituva é a maior do Grupo Petrópolis no país. A empresa possui, ainda, unidades fabris em Petrópolis e Teresópolis (ambas no Rio de Janeiro), e em Rondonópolis (MT).

O grupo está construindo, ainda, uma fábrica em Itapissuma, em Pernambuco, e outra em Alagoinhas, na Bahia.