IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Patrocinador da Copa fecha hotel e paga até churrasco em casa para aparecer

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

21/06/2014 06h00

Renomear um grande hotel e fechá-lo só para convidados, promover churrascos em condomínios, pintar a fachada de bares ao redor dos estádios. Essas são algumas das ações de marketing feitas pelas mais de 20 empresas que patrocinam a Copa do Mundo de 2014.

Cada uma a seu modo, dentro e fora de campo, elas tentam atrair uma parte dos bilhões de olhares que estão direcionados para o evento.

A Sony encontrou uma forma inusitada de tentar fixar sua marca durante o mundial: a empresa está organizando churrascos em condomínios de São Paulo (nos bairros de Morumbi, Mooca e Alto da Boa Vista) e do Rio de Janeiro (na Barra da Tijuca). Com comida à vontade e decoração verde e amarela, os moradores veem os jogos em equipamentos da marca.

Desde o começo do torneio, o Hotel Pestana Rio Atlântica, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, se chama Budweiser Hotel by Pestana, e será assim até o fim da Copa. Além disso, está sendo ocupado só por convidados da empresa.

A cerveja da AB Inbev mudou não só seu nome, mas também a fachada e a decoração do estabelecimento, que ganhou temporariamente as cores vermelha e dourada, características da marca.

Um lounge no terceiro andar foi equipado com televisores, e a cobertura recebe festas todos os dias. Os  convidados para ocupar o hotel e participar das festas são recebidos em um tapete vermelho semelhante àqueles vistos em grandes eventos de cinema.

Lojas, bares e quiosques dentro dos estádios

A BudWeiser também tem, dentro de cada um dos 12 estádios que sediam jogos da Copa, os Beer Gardens, bares em que os torcedores podem comprar cervejas Budweiser, Brahma e Brahma 0,0% (sem álcool).

Os Beer Gardens da Budweiser ficam nas chamadas Fan Zones (zonas dos torcedores). Essas áreas só podem ser acessadas por torcedores que têm ingresso para o jogo do dia e contam com lojas da Fifa, bares e quiosques de outros patrocinadores.

A Coca-Cola, por exemplo, montou nas Fan Zones os Coke Gardens, bares com capacidade para receber cerca de 3.000 pessoas por partida. Cada bar é decorado com uma reprodução de uma garrafa de Coca-Cola de oito metros de altura, construída com 5.000 latinhas comemorativas da Copa.

Além disso, os copos colecionáveis de plástico duro para quem compra um refrigerante são personalizados com os escudos e os nomes das seleções que disputarem o jogo de cada dia e de cada estádio específico.

Antes mesmo do início do evento, numa ação de marketing indireta, a Coca-Cola usou sua identidade visual em estabelecimentos comerciais próximos da Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste de São Paulo.

Lanchonetes, restaurantes e bares tiveram a fachada pintada de vermelho e ganharam o desenho da curva que é típica do logotipo da marca. Segundo a empresa, "a pintura das fachadas e a propaganda no interior dos estabelecimentos são uma contribuição em parceria com os varejistas de Itaquera".

Cartão pré-pago temático no estádio

A Visa, outra patrocinadora do evento, montou 26 quiosques nos 12 estádios para a venda de cartão pré-pago Itaú Visa. O cartão é emitido na hora com o nome da pessoa e o jogo a que está assistindo. A ideia é que vire um item de colecionador.

Alguns dos patrocinadores, como a própria Visa, a Liberty Seguros e o Itaú, também estão presentes nas Fan Fests, promovidas em locais públicos das cidades que sediam jogos, distribuindo brindes e promovendo suas marcas.

Além disso, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) montou ambientes em cinco estádios da Copa para divulgar produtos e serviços de empresas de tecnologia (softwares e games), moda, alimentos e bebidas.