BMG lidera reclamações contra bancos pelo 2º mês seguido, aponta BC
O BMG foi, disparado, o banco de grande porte com mais reclamações em agosto, pelo segundo mês seguido, segundo dados divulgados pelo Banco Central.
São considerados de grande porte os bancos e financeiras com mais de 2 milhões de clientes.
O BC tem um critério para montar esse ranking. O número de reclamações procedentes é dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão. A partir dessa conta, chega-se a um índice. As reclamações procedentes são aquelas que infringem normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.
O BMG teve 87 reclamações procedentes em agosto e contava com 2,41 milhões de clientes. Com isso, seu índice fechou julho em 36,13, muito acima dos demais bancos.
O conglomerado BMG inclui o banco BMG, o banco Cifra, o BCV Banco de Crédito e Varejo e a Cifra Crédito, Financiamento e Investimento.
Em nota, o banco afirmou que "atua para oferecer o melhor atendimento de maneira ágil, para sanar quaisquer dúvidas ou pendências de seus clientes" e que "tem ampliado os esforços para melhorar os procedimentos internos, para garantir maior eficiência na solução das demandas dos clientes".
Em seguida, Mercantil, Santander, Banrisul e HSBC
Em segundo lugar no ranking de reclamações aparece o Mercantil do Brasil, com índice de 10,51. O banco teve 22 reclamações consideradas procedentes, para 2,09 milhões de clientes.
Santander, Banrisul e HSBC aparecem, pelo segundo mês seguido, entre os cinco bancos de grande porte com mais reclamações.
O Santander aparece em terceiro, com índice de 10,25, correspondente a 317 reclamações para 30,9 milhões de clientes.
Em quarto lugar ficou o Banrisul, com índice de 7,87. O banco teve 30 reclamações procedentes divididas entre 3,8 milhões de clientes.
O HSBC vem na sequência, com índice de 7,08. Contra a instituição financeira foram computadas 73 reclamações procedentes para um universo de 10,3 milhões de correntistas.
Em nota, o Mercantil informou que "está atento às necessidades dos clientes e alterou processos internos para reverter a situação" e que "trabalha constantemente para oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes".
O Santander afirmou que "tem trabalhado continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco”.
Procurados pela reportagem, os demais bancos não se pronunciaram até o momento da publicação desta reportagem.
Entre os bancos e financeiras com menos de 2 milhões de clientes, o Bic lidera pelo segundo mês seguido. Na sequência aparecem BNP Paribas, J. Malucelli, Société Générale e Daycoval.
Principal queixa, novamente, é débito não autorizado
No ranking sobre o tipo de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 328 ocorrências. Nesse caso, a Caixa é líder, acumulando 96 dessas reclamações, seguida pelo Santander (72) e Bradesco (61).
O segundo maior número de reclamações foi quanto a irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, com 231 queixas. A Caixa também lidera, com 95 reclamações, seguida pelo Bradesco (48) e Itaú Unibanco (28).
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