Para Mantega, projeção do FMI sobre PIB do Brasil é "um pouco pessimista"
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (7) que a projeção do FMI (Fundo Monetário Internacional) para o crescimento da economia brasileira é "um pouco pessimista" e voltou a culpar o cenário externo pelo baixo crescimento do país.
O FMI divulgou, mais cedo, um relatório informando que rebaixou a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 1,3% para 0,3%. A previsão do Ministério da Fazenda é de 0,9%.
"Estamos observando uma recuperação moderada da economia brasileira. Tudo indica que o terceiro trimestre terá um bom crescimento", afirmou o ministro.
Segundo ele, diferentemente do que aponta o FMI, fatores externos predominam para explicar a situação atual da economia brasileira. O ministro disse esperar que "colegas de países desenvolvidos tomem medidas mais eficientes para aumentar o crescimento econômico".
O ministro disse, ainda, que parte da desaceleração da economia brasileira, que entrou em recessão técnica no primeiro semestre, se deve à falta de crédito resultante da alta de juros adotada para controlar a inflação. E previu que o país teve "um bom crescimento" no terceiro trimestre.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.