Alimentos e energia puxam prévia da inflação; carne continua subindo
O IPCA-15, índice considerado uma prévia da inflação oficial, registrou alta de 0,89% em janeiro, o que representa uma aceleração em relação a dezembro (0,79%) e a janeiro do ano passado (0,67%).
O índice de janeiro mediu a variação dos preços entre 13 de dezembro de 2014 e 13 de janeiro de 2015, e se refere às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 teve alta de 6,69%, acima do limite máximo da meta do governo, que é de 4,5% com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando de 2,5% a 6,5%).
Carne e energia puxam alta dos preços
O preço da carne foi novamente o vilão da inflação, subindo 3,24% e com o maior peso no resultado final do índice. A batata-inglesa subiu 32,9%, e o feijão carioca teve alta de 24,3%.
Assim, o grupo de alimentação e bebidas registrou alta de 1,45% em janeiro, e foi responsável por 40% do resultado total do IPCA-15.
O preço da energia elétrica também teve bastante peso para a inflação, subindo 2,6%. Na região metropolitana de Porto Alegre, por exemplo, a alta chegou a 11,8%.
Além da energia, os gastos com habitação, que subiram 1,23%, foram influenciados pelos seguintes itens: aluguel residencial (1,26%); mão de obra para pequenos reparos (0,95%); condomínio (0,81%); e taxa de água e esgoto (0,77%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.