IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Importante no PIB, investimento sobe no 3º tri após 15 quedas seguidas

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 09h21

Os investimentos cresceram 1,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, o primeiro resultado positivo após 15 trimestres seguidos de queda ou estabilidade.

A alta também foi a maior desde o segundo trimestre de 2013 (+3,2%). Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, houve queda de 0,5%, a 14ª consecutiva. 

Os dados do PIB foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Leia também:

Por que o investimento é importante?

O investimento das empresas para produzir mais é um dos indicadores mais importantes do PIB (Produto Interno Bruto). Ele mostra a capacidade do país de continuar crescendo no futuro: quando uma empresa planeja aumentar a produção, ela investe em máquinas, transporte e infraestrutura, por exemplo.

Se esse índice cai, isso indica que os empresários não estão confiantes e, portanto, não pretendem ampliar a produção. Se as empresas não crescem, deixam de contratar trabalhadores e de produzir mais, fazendo com que a economia desacelere no longo prazo.

Os investimentos haviam secado conforme a economia brasileira entrou em recessão, a mais profunda em um século. Com endividamento e capacidade ociosa elevados, as empresas evitavam gastos produtivos.

Com os juros básicos caminhando para mínimas históricas, empresas têm tido mais facilidade para quitar dívidas e financiar planos de expansão. As concessões de infraestrutura também devem ter começado a dar frutos no terceiro trimestre.

Economia estável no 3º trimestre

A economia brasileira teve leve crescimento de 0,1% no terceiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior, o que o IBGE considera como estabilidade. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB cresceu 1,4%.

(Com Reuters)