Tem carro em SP com placa final 1? É preciso pagar hoje IPVA
Começa a vencer nesta terça-feira (9) o prazo para pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2018 de veículos registrados no Estado de São Paulo. Hoje é o último dia para os veículos com placa de final 1.
Os donos de veículos precisam pagar até hoje a primeira parcela do IPVA, ou o valor integral com desconto (de 3%). Também é possível pagar o seguro DPVAT, obrigatório para todos os veículos. A data limite para pagamento do DPVAT é o dia do vencimento da segunda parcela do IPVA ou do IPVA à vista sem desconto, em fevereiro. Também é possível pagar o licenciamento antecipado (leia mais abaixo).
- Vale a pena pagar IPVA e IPTU à vista? E pegar empréstimo para quitar?
- Petrobras reduz gasolina em 1,6%; preço subiu 25,4% em seis meses
- Carro é vilão do orçamento; veja dicas para economizar com transporte
Se optar por parcelar o IPVA em três vezes, o proprietário deve pagar a primeira parcela até hoje, a segunda até 9 de fevereiro, e a terceira até 9 de março. Outra possibilidade é pagar o valor integral sem desconto até 9 de fevereiro.
Especialistas em finanças recomendam que, para quem tem o dinheiro disponível na conta, é melhor pagar o imposto de uma vez e aproveitar o desconto.
ATENÇÃO: governo não enviará carta
O governo não enviará a carta com o aviso de vencimento do IPVA neste ano. O valor do imposto pode ser consultado no site da Secretaria de Fazenda, informando a placa do veículo e o número do Ranavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).
Como pagar?
Para fazer o pagamento, o dono do veículo pode ir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam. Também é possível pagar o imposto nos caixas eletrônicos, pela internet ou aplicativo, via débito agendado ou por outros canais oferecidos pelos bancos.
Além do IPVA 2018, também deve ser pago o seguro obrigatório (DPVAT). A data limite para pagamento do DPVAT é o dia do vencimento da segunda parcela do IPVA ou do IPVA à vista sem desconto, em fevereiro. Para veículos isentos do IPVA, o DPVAT deve ser pago junto com o licenciamento anual.
O valor é recolhido de forma integral. Apenas motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus podem parcelar o seguro DPVAT em três vezes, seguindo o mesmo calendário de vencimento do IPVA.
Veja calendário de pagamento, de acordo com final da placa:
- Final 1 - 9 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 9 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 9 de março (terceira parcela)
- Final 2 - 10 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 15 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 12 de março (terceira parcela)
- Final 3 - 11 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 16 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 13 de março (terceira parcela)
- Final 4 - 12 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 19 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 14 de março (terceira parcela)
- Final 5 - 15 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 20 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 15 de março (terceira parcela)
- Final 6 - 16 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 21 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 16 de março (terceira parcela)
- Final 7 - 17 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 22 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 19 de março (terceira parcela)
- Final 8 - 18 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 23 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 20 de março (terceira parcela)
- Final 9 - 19 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 26 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 21 de março (terceira parcela)
- Final 0 - 22 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 27 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 22 de março (terceira parcela)
Esqueci de pagar. E agora?
Caso o dono do veículo perca o prazo para pagar a primeira parcela, o pagamento só poderá ser feito nas agências bancárias, com multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic.
Se a dívida passar de 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do IPVA. Permanecendo a inadimplência, o proprietário fica impossibilitado de fazer o licenciamento do veículo, além de ter o nome sujo.
Veja calendário do licenciamento
No caso do licenciamento, o dono do veículo pode optar por pagá-lo de forma antecipada, junto com o IPVA, ou esperar pelo mês de vencimento. O pagamento deve ser feito até o último dia útil de cada mês.
Veja o calendário de vencimento do licenciamento:
- Abril: placa final 1
- Maio: placa final 2
- Junho: placa final 3
- Julho: placa final 4
- Agosto: placas finais 5 e 6
- Setembro: placa final 7
- Outubro: placa final 8
- Novembro: placa final 9
- Dezembro: placa final 0
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.