Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

'Inflação do aluguel' desacelera para 0,76% em janeiro, diz FGV

Do UOL, em São Paulo

30/01/2018 08h22

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), considerado a 'inflação do aluguel', desacelerou e fechou janeiro em 0,76%, após ficar em 0,89% no mês passado, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta terça-feira (30).

O IGP-M é utilizado como referência para o reajuste de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis e de energia elétrica.

O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela agência de notícias Reuters, de 0,83%.

Preços no atacado

Os dados mostraram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do indicador geral, teve em janeiro avanço de 0,91%, depois de subir em dezembro 1,24%.

Os Produtos Agropecuários registraram alta de 0,17% no primeiro mês deste ano, depois de subirem 0,83% por cento em dezembro. Já os Produtos Industriais desaceleram o avanço a 1,15%, de 1,37%.

Preços ao consumidor

Os preços ao consumidor iniciaram o ano mostrando maior pressão uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% no IGP-M, subiu 0,56% em janeiro, de 0,3% no último mês do ano passado.

A principal contribuição para esse resultado foi dada pelo grupo Alimentação, cujos preços subiram 1,11% em janeiro depois de alta de 0,13% no mês anterior, devido principalmente ao movimento do item hortaliças e legumes.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, acelerou a alta a 0,28% no período, após 0,14% em dezembro.

(Com Reuters)