INSS anuncia nova medida para atender pedido de aposentadoria mais rápido
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou mais uma mudança para tentar tornar mais rápido o atendimento aos trabalhadores que solicitam benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, entre outros. A novidade é a criação de centrais de análise de processos, que terão a função de analisar os pedidos de benefícios. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (17).
Com isso, as agências do INSS serão responsáveis apenas por atender as pessoas que não tem acesso à internet e por receber documentos dos trabalhadores.
O órgão ainda não soube informar qual será a redução no tempo para concessão de benefícios.
Leia também:
- Quer evitar filas do INSS? Veja o que é possível fazer sem sair de casa
- Dona de casa que nunca pagou INSS pode se aposentar?
- Perdeu aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença? Saiba recorrer
Neste ano, o INSS passou a oferecer uma série de serviços pela internet e por telefone para tentar agilizar o atendimento nas agências e reduzir o tempo de espera.
Desde maio, o pedido de aposentadoria por idade ou tempo de contribuição e de salário-maternidade pode ser feito pelo Meu INSS (site e aplicativo de celular) e pelo telefone 135. Desde julho, a consulta ao extrato do INSS só pode ser feita pela internet ou com agendamento prévio.
Redução no quadro de pessoal exige mudanças
De acordo com o INSS, um grupo de cerca de mil servidores que atuam nas agências deve ser realocado para atuar exclusivamente nessas centrais de análise.
Atualmente, o INSS possui 33.500 servidores. Desses, 5.174 atuam diretamente na análise e concessão de benefícios. No entanto, 34% dessa mão de obra já se encontra em condições de se aposentar e poderá fazê-lo em 2019, quando será incorporada ao salário uma gratificação por desempenho.
A redução iminente do quadro de pessoal exigiu mudanças, segundo o INSS.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.