IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro diz que deve vender parte da Petrobras e critica estados por ICMS

Sergio Moraes/Reuters
Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

19/11/2018 15h55

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta segunda-feira (19) que parte da Petrobras deve ser privatizada. Além disso, confirmou que Ivan Monteiro, atual presidente da petroleira, pode ser escolhido para chefiar o Banco do Brasil (BB).

“Alguma coisa da Petrobras pode ser privatizada, mas não toda. A Petrobras é estratégica. Estou conversando com o Paulo Guedes sobre levar adiante o plano para privatizar parte da estatal”, declarou.

Leia também:

Segundo Bolsonaro, uma empresa estratégica como a Petrobras pode ser privatizada em partes. As declarações do presidente foram feitas após a escolha do economista Roberto Castello Branco para comandar a petroleira. 

“Eu estou dando carta-branca ao Paulo Guedes. É ele que está escalando o time. E eu, obviamente, cobro produtividade. Enxugar a máquina e fazê-la funcionar para o bem-estar da nossa população”, declarou. 

Ivan Monteiro pode ser presidir o BB

Além disso, Bolsonaro afirmou que o atual presidente da companhia pode ir para o BB. “Ivan Monteiro talvez vá para o Banco do Brasil, mas não está certo ainda”, afirmou.

O presidente eleito também disse que a equipe econômica escolhida por Guedes é testada pelo mercado, que tem reagido bem aos nomes apresentados até agora.

Em meio ao debate sobre a política de preços da Petrobras, Bolsonaro afirmou que a incidência de impostos estaduais é parte importante no valor final do produto. “Preço barato dos combustíveis depende em parte de governadores que colocam o ICMS lá em cima”, disse. 

(Com Reuters)