Bolsonaro diz que deve vender parte da Petrobras e critica estados por ICMS
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta segunda-feira (19) que parte da Petrobras deve ser privatizada. Além disso, confirmou que Ivan Monteiro, atual presidente da petroleira, pode ser escolhido para chefiar o Banco do Brasil (BB).
“Alguma coisa da Petrobras pode ser privatizada, mas não toda. A Petrobras é estratégica. Estou conversando com o Paulo Guedes sobre levar adiante o plano para privatizar parte da estatal”, declarou.
Leia também:
- Ivan Monteiro pode sair da Petrobras para chefiar BB
- Castello Branco é visto como homem de confiança de Guedes
- Preço da gasolina na refinaria caiu 26% desde setembro, mas e na bomba?
Segundo Bolsonaro, uma empresa estratégica como a Petrobras pode ser privatizada em partes. As declarações do presidente foram feitas após a escolha do economista Roberto Castello Branco para comandar a petroleira.
“Eu estou dando carta-branca ao Paulo Guedes. É ele que está escalando o time. E eu, obviamente, cobro produtividade. Enxugar a máquina e fazê-la funcionar para o bem-estar da nossa população”, declarou.
Ivan Monteiro pode ser presidir o BB
Além disso, Bolsonaro afirmou que o atual presidente da companhia pode ir para o BB. “Ivan Monteiro talvez vá para o Banco do Brasil, mas não está certo ainda”, afirmou.
O presidente eleito também disse que a equipe econômica escolhida por Guedes é testada pelo mercado, que tem reagido bem aos nomes apresentados até agora.
Em meio ao debate sobre a política de preços da Petrobras, Bolsonaro afirmou que a incidência de impostos estaduais é parte importante no valor final do produto. “Preço barato dos combustíveis depende em parte de governadores que colocam o ICMS lá em cima”, disse.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.