Accenture compra Droga5 e entra para o mundo das agências de publicidade
A consultoria norte-americana Accenture anunciou a aquisição da Droga5, uma das principais agências de publicidade do mundo, com sede em Nova York.
O valor do negócio, que deve ser concluído até o final de maio, não foi divulgado - mas especula-se ser a maior aquisição da Accenture desde a fundação de seu braço de serviços de marketing, em 2009.
A Droga5 fará parte do time de empresas que formam a Accenture Interactive. Segundo comunicado, faz com que a consultoria "acelere sua missão de reinventar o modelo de agências de publicidade".
"O futuro da construção da marca não é apenas criar grandes ideias, é sobre criar ótimas experiências", disse Brian Whipple, CEO global da Accenture Interactive.
"O mundo da publicidade está mudando e estamos empolgados com essa oportunidade incrível. Nossa proposta com a Accenture Interactive é transformar a indústria", afirmou David Droga, responsável pela área de criação da Droga5 e um dos publicitários mais respeitados do mundo.
Entrada para o mundo do consumidor
Diferentes consultorias com serviços de marketing, como a IBM e a Deloitte, têm entrado, aos poucos, para o mundo das agências de publicidade.
Para Pyr Marcondes, diretor do M&M Consulting, o movimento tem se tornado mais comum porque as consultorias perceberam que o negócio, além de ser rentável, tem um relacionamento nevrálgico com o consumidor final.
"As consultorias, até então, prestavam serviços para o mundo corporativo, conhecido como B2B. Agora, com as agências de publicidade, elas incorporam ao negócio o elo que faltava: o consumidor. Passam a ser B2B2C", declara Marcondes.
A grande mudança veio com a difusão do meio digital. Os consumidores deixaram de serem apenas reativos aos anúncios e passaram a ser parte vital do mundo do consumo.
"Aquisições como esta não são apenas charmosas, do ponto de vista criativo. São estratégicas, porque compram a habilidade da empresa falar diretamente com o consumidor", afirma Pyr.
Aquisição pelo mundo todo
O movimento segue uma linha de planejamento iniciada em 2013, com a aquisição da Fjord, consultoria global especializada em marketing e experiências digitais.
São mais de 30 aquisições desde o início do movimento.
Em 2016, a Accenture adquiriu agências como a inglesa Karmarama e a japonesa IMJ Corporation.
Em 2017, foi a vez da Accenture comprar a maior agência digital da Alemanha, a SinnerSchrader AG, além de empresas como a Rothco, na Irlanda; a Kunstmaan na Bélgica; a Altima, na França e agências como Media Hive e Wire Stone, nos Estados Unidos.
No ano passado, o Advertising Age classificou a Accenture Interactive como a maior rede digital do mundo, entre mais de 700 agências, redes e empresas.
Presente também no mercado nacional
No Brasil, a Accenture adquiriu a agência de performance AD Dialeto e a Gapso, especializada em sistemas de análise de dados, em 2015. No mesmo ano, lançou a operação brasileira da Fjord.
Em outubro do ano passado, a consultoria comprou a New Content, produtora de conteúdo que tem, entre seus principais clientes, empresas como Natura, Microsoft, Latam, Electrolux e Cielo.
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