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Marcas investem em bichos (e donos) como influenciadores nas redes sociais

A samoieda Bella tem mais de 100 mil seguidores no Instagram; fotos são do seu dia a dia, com passeios, eventos e ações publicitárias - Divulgação
A samoieda Bella tem mais de 100 mil seguidores no Instagram; fotos são do seu dia a dia, com passeios, eventos e ações publicitárias Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/07/2019 04h00

Nesta semana, o Instagram anunciou que os perfis brasileiros passarão por um "teste": no aplicativo, o número de curtidas nas fotos e de visualizações nos vídeos serão exibidos somente aos donos dos perfis.

Com isso, um novo desafio para as marcas será escolher o influenciador correto para cada ação de marketing --além de ampliar o alcance, mobilização e conexão emocional entre o consumidor e o perfil escolhido.

Um dos tipos de perfis que mais tem crescido nesse tipo de ação são os de "pet influencers". Segundo levantamento exclusivo da plataforma Airfluencers, estes* são os bichos com maior número de seguidores no Instagram:

  1. Bob & Marley - 312 mil seguidores
  2. Estopinha Capixaba - 172 mil seguidores
  3. Paçoca Dog - 162 mil seguidores
  4. Big Pom Family - 157 mil seguidores
  5. Google e Google Jr - 153 mil seguidores
  6. Cãopanheiro Labra - 141 mil seguidores
  7. Gigio Espinheira - 126 mil seguidores
  8. Maggie Mae - 111 mil seguidores
  9. Bella Samoieda - 110 mil seguidores
  10. Bono, o cão surfista - 106 mil seguidores

* Ficaram de fora do ranking os perfis dos animais de estimação que têm participação frequente em programas de televisão, como os cães Estopinha Rossi e Barthô, do adestrador Alexandre Rossi.

Ações têm crescido --e não só de marcas pet

bob marley - Reprodução - Reprodução
Os cães Bob & Marley têm mais de 310 mil seguidores no Instagram
Imagem: Reprodução

Líderes do ranking, os cães Bob & Marley, da raça Golden Retriever, já trabalharam para cerca de 50 marcas. Atualmente, eles têm contrato com empresas como Petbamboo e Crystal Pet Spa, do segmento pet, e de outras áreas, como Dablan Corretora e a marca de tênis e mochilas Ushtemp.

Segundo Karen Fujiwara, dona da cadela Bella, da raça Samoieda, que tem 110 mil seguidores no Instagram, o número de convites e ações para marcas têm crescido nos últimos meses. "Recebemos de 8 a 10 convites por mês para eventos. E não são só de marcas do mundo pet. Já realizamos ações para empresas como a companhia aérea Gol, a rede Accor de hotéis e as montadoras Peugeot e Mitsubishi."

"Tomo muito cuidado para evitar campanhas que não tenham muito a ver com a personalidade da Bella. Eu pretendo dar o melhor resultado para as campanhas e, por isso, trabalhamos sempre de forma espontânea, mas profissional", declarou. Para passar ainda mais profissionalismo, Karen criou até um perfil para Bella no LinkedIn.

Marcas "pet" buscam parcerias com donos

As marcas de ração e produtos para animais têm focado suas ações nos donos dos animais.

A Special Dog, que tem 38 mil pontos de venda em sete estados, começou a fazer ações de marketing de influência há cerca de um ano e meio. O investimento nesse tipo de iniciativa já alcança 10% do total da verba de marketing anual da empresa.

"Sempre realizamos as ações com pessoas reais, para falar direto com o público e passar a credibilidade que a ação necessita", afirmou Felipe Gabriel da Silva, analista de Marketing Digital da empresa.

"Também buscamos influenciadores que são donos de pets, que podem apresentar os produtos da marca e que têm preocupação com a qualidade do alimento que oferecem aos seus cães e gatos", disse Felipe. A marca fez uma ação recentemente com a atriz Paolla Oliveira, por exemplo.

"De qualquer forma, é muito bom que empresas de outros segmentos se aproximem dos pets. Trazê-los para esse mundo é muito importante", afirmou.

Importância de influenciadores cresce no setor

Ao longo dos últimos dois anos, o marketing de influência vem conquistando mais espaço na divisão de investimentos da marca Pedigree. Atualmente, ficam atrás apenas das verbas de televisão e digital.

"Trabalhamos, na maior parte do tempo, com perfis dos tutores e dos pets. Temos uma causa de adoção responsável que atrai a atenção de influenciadores e personalidades também preocupadas com o volume de animais abandonados e em situações de risco", afirmou Gabriela Faria, gerente de Marketing da Pedigree.

"O investimento em influenciadores é uma tendência necessária se quisermos nos comunicar com nichos específicos de públicos. A partir do objetivo de cada ação, temos apostado na mescla entre macro e micro influenciadores em nossas estratégias para equalizar o investimento previsto, sejam eles perfis de donos ou perfis de pets", disse Gabriela.

A Superbac, dona da marca Odor Out, tem trabalhado com três grupos de influenciadores: pets, veterinários e celebridades que são donos de animais de estimação. Segundo Fabrício Drumond, vice-presidente da empresa, cerca de 35% da verba total de publicidade está voltada para marketing de influência.

"Neste momento, a empresa tem atuado com permutas. Com base em resultados de engajamento, fecharemos contratos com os perfis dos donos --ou, eventualmente, dos pets", disse o executivo.

Em ação, o "dia do amigo"

Aproveitando o ditado que diz que "o cão é o melhor amigo do homem", duas marcas usaram o "Dia do Amigo", celebrado neste sábado (20), para promover ações especiais envolvendo animais de estimação.

O McDonald's fez sua primeira ação "pet-friendly". A rede promoveu diversas atividades voltadas para a família e para os bichos na área externa de um dos seus principais restaurantes em São Paulo, localizado na rua Henrique Schaumann.

Além disso, quem passar pelo serviço de drive-thru da unidade com seu cachorro ganhou um snack especial para o animal de estimação.

Dogz - Divulgação - Divulgação
A Skol criou a "Dogz", em parceria com a rede Petz
Imagem: Divulgação

A Skol, por sua vez, se uniu à rede de pet shop Petz para lançar a "Dogz", cerveja especial para cachorros, feita à base de água, malte e carne, sem álcool. A bebida também possui vitamina B e não tem gás carbônico, segundo a fabricante.

O produto é vendido em edição limitada, por R$ 29,90, no e-commerce da loja. O pack, criado pela agência R/GA, é composto por uma cerveja para o cão e outra para o dono. A renda das vendas será revertida para o Instituto Pet Van, da estudante de medicina veterinária Vanessa Mesquita, incentivadora da adoção de animais.

A Colorado, outra marca de cerveja da Ambev, lançou recentemente sua cerveja especial para cachorros. A "Cãolorado", produzida em parceria com a Blue Hops e com a Padaria Pet, possui extrato de malte e levedo de cerveja na receita, não tem álcool e está disponível nos sabores carne e frango.

A marca afirma que, a partir deste domingo (21), o produto poderá ser encontrado em em pet shops pelo país. A Cãolorado também estará à venda no "Bar do Urso", nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Rio de Janeiro, além do site Empório da Cerveja.

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