Azul recebe o 1º Embraer E195-E2 e anuncia novas rotas e internet a bordo
Resumo da notícia
- A Azul recebeu hoje o primeiro Embraer E195-E2 do mundo
- É o maior avião comercial já produzido pela fabricante brasileira, com capacidade para até 146 passageiros
- O novo modelo tem economia de 25% por assento e vai permitir que a Azul crie novas rotas
- A partir de janeiro, todos os aviões vão sair de fábrica com conexão de internet a bordo
- O avião ganhou novas poltronas, telas maiores, carregador USB e mais espaço para bagagem de mão
A Azul recebeu hoje da Embraer o primeiro avião E195-E2 do mundo, que consome 25% menos combustível do que a versão anterior do modelo. Com a economia esperada, a aérea planeja operar em novas rotas e instalar internet wi-fi a bordo de todos os novos aviões a partir de janeiro.
Segundo a companhia aérea, alguns destinos não eram viáveis economicamente. "Em algumas rotas, o Airbus A320 é muito grande, e o E195 é caro. O E195-E2 pode viabilizar esses voos", afirmou o fundador e presidente do Conselho da Azul, David Neeleman.
O presidente da Azul, John Rodgerson, já anunciou que a primeira rota do E195-E2 será de Campinas (SP) para Brasília (DF), e que deverá ser criada a rota de Campinas para Natal (RN). "Nossa meta é criar entre cinco e seis novos destinos por ano. Queremos dobrar o número de passageiros nos próximos cinco anos", afirmou.
Novos aviões com internet a bordo
Rodgerson afirmou que os aviões entregues a partir de janeiro do próximo ano já virão com internet wi-fi instalada. "Ainda não temos os preços dos planos de acesso à internet, mas vai custar perto de zero", afirmou.
A primeira aeronave a receber a internet será um Airbus A320, a partir de novembro. "Mas a adoção da internet nos aviões da Embraer será mais rápida porque eles já vão sair de fábrica com o sistema instalado", disse.
O que muda para o passageiro?
O novo E195-E2 da Azul também ganhou melhorias na cabine de passageiros. O avião tem novas poltronas, telas maiores, nova iluminação e mais espaço para a bagagem de mão.
O Espaço Azul, no qual o passageiro tem mais espaço para as pernas, ganhou mais seis assentos. Agora, são 28 lugares no Espaço Azul. Isso foi possível porque o E195-E2 tem duas saídas de emergência no meio do avião (no modelo antigo há apenas uma). Além disso, todas as poltronas são mais finas, o que também aumenta o espaço para os demais passageiros.
A tela de entretenimento, que permite assistir a filmes e TV ao vivo, também é nova. Além de um pouco maior, a tela é touch screen e conta com uma melhor definição das imagens. O monitor ainda tem uma saída USB que permite carregar dispositivos móveis, como smartphones e tablets, durante o voo. Essa era uma deficiência dos antigos aviões da Embraer e que se torna ainda mais imprescindível com a chegada da internet a bordo.
O novo avião da Embraer também promete acabar com a briga por espaço para a bagagem de mão durante o embarque dos passageiros. O bagageiro da cabine interna do E195-E2 ficou maior e mais profundo. Com isso, cabem mais malas. "Agora, todo passageiro pode colocar sua mala no bagageiro interno", afirmou o presidente da Azul.
O novo avião da Embraer continua com a configuração de apenas duas poltronas lado a lado, sem o indesejado assento do meio. Segundo o presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Johs Slattery, esse foi um item que não poderia ser modificado no novo projeto. "A única coisa que não mudamos foi o diâmetro da fuselagem, para poder continuar com a configuração 2-2 e aumentar o conforto do passageiro", declarou.
Azul encomendou 51 aviões da Embraer
A Azul é o principal cliente do novo Embraer E195-E2. A companhia aérea tem uma encomenda total de 51 aviões do modelo. Neste ano, a empresa deve receber mais cinco unidades.
Durante a cerimônia de entrega do avião, Neeleman cobrou mais investimento no setor para permitir o crescimento dos voos. Ele também ironizou a repercussão em torno das companhias estrangeiras de baixo custo, que estão começando operar no Brasil.
"Vamos receber mais de 50 aviões feitos no Brasil, contratar 2.000 funcionários e estamos crescendo 30%, mas tem alguém em Brasília que fica mais feliz com o fato de que algumas empresas talvez tenham um voo por dia para o Brasil. Vamos olhar para quem está investindo de verdade no país", afirmou.
Modelo é o maior avião comercial feito pela Embraer
O E195-E2 é o maior avião comercial já produzido pela Embraer, com capacidade para até 146 passageiros. O avião entregue hoje para a Azul tem dez lugares a menos porque as primeiras fileiras ocupam mais espaço.
Em relação à primeira versão do E195, o novo modelo ficou mais comprido, recebeu motores mais econômicos e modificações aerodinâmicas. Foram todas essas mudanças que permitiram uma redução de 25,4% no custo por assento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.