IPCA
0.11 Ago.2019
Topo

Todos a Bordo


Azul recebe o 1º Embraer E195-E2 e anuncia novas rotas e internet a bordo

Azul recebe o 1º Embraer E195-E2 - Vinícius Casagrande/UOL
Azul recebe o 1º Embraer E195-E2 Imagem: Vinícius Casagrande/UOL

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São José dos Campos (SP)

12/09/2019 13h19

Resumo da notícia

  • A Azul recebeu hoje o primeiro Embraer E195-E2 do mundo
  • É o maior avião comercial já produzido pela fabricante brasileira, com capacidade para até 146 passageiros
  • O novo modelo tem economia de 25% por assento e vai permitir que a Azul crie novas rotas
  • A partir de janeiro, todos os aviões vão sair de fábrica com conexão de internet a bordo
  • O avião ganhou novas poltronas, telas maiores, carregador USB e mais espaço para bagagem de mão

A Azul recebeu hoje da Embraer o primeiro avião E195-E2 do mundo, que consome 25% menos combustível do que a versão anterior do modelo. Com a economia esperada, a aérea planeja operar em novas rotas e instalar internet wi-fi a bordo de todos os novos aviões a partir de janeiro.

Segundo a companhia aérea, alguns destinos não eram viáveis economicamente. "Em algumas rotas, o Airbus A320 é muito grande, e o E195 é caro. O E195-E2 pode viabilizar esses voos", afirmou o fundador e presidente do Conselho da Azul, David Neeleman.

O presidente da Azul, John Rodgerson, já anunciou que a primeira rota do E195-E2 será de Campinas (SP) para Brasília (DF), e que deverá ser criada a rota de Campinas para Natal (RN). "Nossa meta é criar entre cinco e seis novos destinos por ano. Queremos dobrar o número de passageiros nos próximos cinco anos", afirmou.

Novos aviões com internet a bordo

Rodgerson afirmou que os aviões entregues a partir de janeiro do próximo ano já virão com internet wi-fi instalada. "Ainda não temos os preços dos planos de acesso à internet, mas vai custar perto de zero", afirmou.

A primeira aeronave a receber a internet será um Airbus A320, a partir de novembro. "Mas a adoção da internet nos aviões da Embraer será mais rápida porque eles já vão sair de fábrica com o sistema instalado", disse.

Embraer mostra primeiro voo do modelo E195-E2

UOL Notícias

O que muda para o passageiro?

O novo E195-E2 da Azul também ganhou melhorias na cabine de passageiros. O avião tem novas poltronas, telas maiores, nova iluminação e mais espaço para a bagagem de mão.

O Espaço Azul, no qual o passageiro tem mais espaço para as pernas, ganhou mais seis assentos. Agora, são 28 lugares no Espaço Azul. Isso foi possível porque o E195-E2 tem duas saídas de emergência no meio do avião (no modelo antigo há apenas uma). Além disso, todas as poltronas são mais finas, o que também aumenta o espaço para os demais passageiros.

A tela de entretenimento, que permite assistir a filmes e TV ao vivo, também é nova. Além de um pouco maior, a tela é touch screen e conta com uma melhor definição das imagens. O monitor ainda tem uma saída USB que permite carregar dispositivos móveis, como smartphones e tablets, durante o voo. Essa era uma deficiência dos antigos aviões da Embraer e que se torna ainda mais imprescindível com a chegada da internet a bordo.

Vinícius Casagrande/UOL
Imagem: Vinícius Casagrande/UOL

O novo avião da Embraer também promete acabar com a briga por espaço para a bagagem de mão durante o embarque dos passageiros. O bagageiro da cabine interna do E195-E2 ficou maior e mais profundo. Com isso, cabem mais malas. "Agora, todo passageiro pode colocar sua mala no bagageiro interno", afirmou o presidente da Azul.

O novo avião da Embraer continua com a configuração de apenas duas poltronas lado a lado, sem o indesejado assento do meio. Segundo o presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Johs Slattery, esse foi um item que não poderia ser modificado no novo projeto. "A única coisa que não mudamos foi o diâmetro da fuselagem, para poder continuar com a configuração 2-2 e aumentar o conforto do passageiro", declarou.

Azul encomendou 51 aviões da Embraer

A Azul é o principal cliente do novo Embraer E195-E2. A companhia aérea tem uma encomenda total de 51 aviões do modelo. Neste ano, a empresa deve receber mais cinco unidades.

Durante a cerimônia de entrega do avião, Neeleman cobrou mais investimento no setor para permitir o crescimento dos voos. Ele também ironizou a repercussão em torno das companhias estrangeiras de baixo custo, que estão começando operar no Brasil.

"Vamos receber mais de 50 aviões feitos no Brasil, contratar 2.000 funcionários e estamos crescendo 30%, mas tem alguém em Brasília que fica mais feliz com o fato de que algumas empresas talvez tenham um voo por dia para o Brasil. Vamos olhar para quem está investindo de verdade no país", afirmou.

Modelo é o maior avião comercial feito pela Embraer

O E195-E2 é o maior avião comercial já produzido pela Embraer, com capacidade para até 146 passageiros. O avião entregue hoje para a Azul tem dez lugares a menos porque as primeiras fileiras ocupam mais espaço.

Em relação à primeira versão do E195, o novo modelo ficou mais comprido, recebeu motores mais econômicos e modificações aerodinâmicas. Foram todas essas mudanças que permitiram uma redução de 25,4% no custo por assento.

Como é o teste de um avião novo, que inclui até queda de barriga

UOL Notícias

Mais Todos a Bordo