IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tem rodízio de carro no Natal? Bancos e mercados abrem? Veja o que funciona

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Agências bancárias abrem em horário especial dia 24 e fecham dia 25
  • Rodízio de carros fica suspenso de 23/12 a 10/01
  • Hospitais, prontos-socorros, AMAs 24h e UPAs não param; outras unidades têm alterações
  • Correios param dia 25

As agências bancárias não funcionarão no feriado de Natal (25). Na véspera (24), de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências bancárias abrem para atendimento ao público em horário especial:

  • Agências em estados com horário oficial de Brasília: das 9h às 11h
  • Agências em estados com diferença de 1 hora e 2 horas em relação ao horário oficial de Brasília: das 8h às 10h (horário local)

Mesmo durante o feriado, funcionam normalmente os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile (celular), internet banking, caixas eletrônicos e via telefone nas centrais de atendimento das instituições financeiras.

Quem tem contas de consumo (como água, luz, telefone) que vencem no feriado poderá quitá-las, sem acréscimo de juros ou multa, no dia 26 (primeiro dia útil após o feriado). Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados.

É possível também agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados no serviço de "sacados eletrônicos" poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Rodízio de veículos e Zona Azul

O rodízio municipal de veículos na capital paulista estará suspenso para os carros de 23 de dezembro até 10 de janeiro. Continua valendo normalmente o rodízio de placas para caminhões e ônibus de fretamento.

O rodízio municipal restringe a circulação de veículos no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o anel viário da cidade de manhã (das 7h às 10h) e à tarde (das 17h às 20h). O Anel Viário é formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Se furar o rodízio, ou seja, transitar em locais e horários não permitidos, a multa é de R$ 130,16 mais quatro pontos na carteira.

A Zona Azul nos bolsões internos e vias no entorno do parque Ibirapuera, em São Paulo, estará suspensa nos dias 24 e 25. Nos demais locais da cidade, a fiscalização de estacionamento rotativo continua vigente.

Saúde municipal de São Paulo

Nos dias 24 e 25 de dezembro, os hospitais, prontos-socorros, AMAs 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) municipais funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.

As unidades de AMAs 12h atenderão normalmente das 7h às 19h. As AMA/UBS Integradas funcionarão nos dias 24 e 25 de dezembro apenas com pronto atendimento, das 7h às 19h.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Ambulatórios de Especialidades e a Rede Municipal Especializada em doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)/Aids estarão fechadas nos dias 24 e 25. Os CAPS III (24h), as AMAs Especialidades e os Hospitais Dia também não abrirão ao público.

Os Hospitais Veterinários Zona Leste e Zona Norte não abrirão no Natal. No dia 24, apenas o Hospital Veterinário da Zona Leste abrirá para atendimento de plantão, das 7h às 12h. Nos demais dias, as duas unidades funcionarão normalmente, a partir das 5h45.

Saúde estadual em São Paulo

No feriado de Natal, os hospitais estaduais de São Paulo funcionarão normalmente, tanto o pronto-socorro quanto os setores de internação. Entre os dias 23 a 25, no entanto, os ambulatórios não abrirão.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os atendimentos nos AME (Ambulatórios Médicos de Especialidades) deverão ocorrer conforme agendamento. Em caso de dúvida, a orientação é que o usuário consulte a unidade.

No Instituto de Geriatria e Gerontologia da capital, o expediente será normal, exceto no dia 25, quando o serviço estará fechado. O Centro de Referência do Idoso (CRI- Norte) não abrirá nos dias 24 e 25.

As unidades Dose Certa estarão fechadas de 23 a 25 de dezembro. Nos dias 26 e 27, as unidades funcionarão em regime de revezamento.

As unidades da Fundação Pró-Sangue permanecerão fechadas de 23 a 25, e voltam a funcionar a partir do dia 26. As exceções são os postos Clínicas e Osasco, que funcionarão no dia 14, mas com horário especial (das 8h às 13h). No dia 25, elas não abrirão.

Agências do INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do estado de São Paulo irão funcionar até as 14h no dia 24, e não abrirão no dia 25. O atendimento será normal nos dias 23 e 26.

PoupaTempo e Procon

Na semana do Natal, os postos Poupatempo na capital (Sé, Santo Amaro e Itaquera) e em todo o Estado estarão fechados nos dias 23, 24 e 25. Após o feriado de Natal, o atendimento volta ao normal, de acordo com o horário de cada posto.

O Procon-SP não abrirá nos dias 24 e 25/12. O funcionamento será normal nos dias 23, 26 e 27. As unidades do Procon não abrem aos sábados.

Correios

No dia 25, não haverá atendimento nas agências dos Correios nem entrega de correspondências e encomendas em todo o país. Para os demais dias da semana, inclusive no dia 24/12, o atendimento e as entregas serão realizados normalmente.

Shoppings e supermercados

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), para manter o fluxo constante durante as vendas do Natal, a maioria dos shoppings antecipou o horário de funcionamento: das 9h às 23h. No dia 25, os shoppings funcionam em horários de feriados, em que cada empreendimento decide como será o funcionamento. A Abrasce tem cerca de 400 associados no país. O funcionamento do comércio também depende de cada estabelecimento.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o horário de funcionamento da rede lotérica durante as festas de final de ano segue o horário de funcionamento do comércio local.

Os mercados municipais de São Paulo fecham no dia 25, com exceção do Mercado da Vila Formosa, que abre das 8h às 13h. No dia 24, véspera de Natal, todos os 15 mercados municipais estarão abertos; o funcionamento do Mercadão, no centro da cidade, será das 6h às 18h.

Os 16 sacolões municipais funcionam no dia 24, mas fecham no dia 25, com exceção do sacolão Avanhandava, que abre das 7h às 14h. As feiras-livres funcionam normalmente.

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) informou que, em sua maioria, os supermercados paulistas abrirão nos dias 24 até as 18h/20h e permanecerão fechados no feriado de Natal.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Maratona de compras enche as lojas às vésperas do Natal

Band Notí­cias