PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Vendas do varejo subiram 7,5% em dezembro, menos que o esperado, diz Alshop

Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/02/2020 12h57

As vendas no varejo em dezembro de 2019 cresceram 7,5% em relação ao mesmo período de 2018, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). Apesar do crescimento no mês do Natal, o valor é inferior ao esperado pela própria entidade, de alta de 9,5%.

As vendas no final do ano foram alvo de polêmica, com outra entidade do setor, a Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites) contestando a Alshop e dizendo que os dados levantados por ela não são confiáveis e não correspondem à realidade.

Black Friday

O período analisado pela Alshop foi de 1º a 31 de dezembro de 2019. A pesquisa avaliou não apenas as lojas de shopping centers, mas também estabelecimentos comerciais de rua associadas à entidade em todo o território nacional.

"Após a divulgação da expectativa em dezembro, chegamos aos números finais. Vale destacar que tivemos uma base de influência da Black Friday, que se intensificou no final de novembro, apresentando resquícios de vendas nos primeiros dias do mês seguinte", explicou Nabil Sahvoun, presidente da Alshop.

Durante janeiro, a Alshop analisou dados divulgados por outras entidades que também apontaram crescimentos em vendas no mês.

Dissidência entre lojistas

Para a Ablos, a Black Friday em 2019 criou uma expectativa falsa de recuperação do setor para o fim do ano, mas acabou "roubando" negócios dos lojistas no Natal e Ano Novo. A associação não tem levantamento próprio.

Tito Alcântara Bessa Junior, presidente da entidade, disse que o comércio em shopping ainda não cresceu de uma forma que justifique cravar que haverá aumento de emprego no setor em 2020.

A Ablos representa 95 marcas e foi criada em abril do ano passado, como uma dissidência da Alshop, de 1994. Segundo Bessa, a separação ocorreu exatamente porque a Alshop não representava os interesses dos lojistas satélites, mas apenas das grandes redes de varejo.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

O problema com a Black Friday

UOL Notícias